Petrobras obtém 60% mais produtividade usando low-code

Projeto usando tecnologia da Outsystems revela tendência no País

Author Photo
9:40 am - 21 de junho de 2024
Imagem: Shutterstock

O mercado de low-code está crescendo significativamente no Brasil. Quase sete em 10 (69%) dos CIOs de empresas de médio e grande porte utilizam plataformas de desenvolvimento com pouco código, e 31% têm interesse em utilizar a tecnologia. s dados são de uma pesquisa divulgada recentemente pela Outsystems e feita com 85 CIOs. Ela indica que 54% das empresas entrevistadas possuem cerca de R$ 53 milhões de orçamento para investir no método de baixo uso de código em 2024.

Uma das empresas que têm obtido bons resultados com low-code é a Petrobras (veja abaixo). A estatal obteve retorno de investimento de 15% utilizando a tecnologia, com destaque para um projeto específico para a área de logística realizado pela Mirante Tecnologia.

Leia também: Para Totvs, futuro do ERP é cada vez mais B2C

No Brasil, as aplicações em low-code ocorrem, segundo o estudo, em 24% das vezes em projetos de automação de processos, 15% em aplicativos móveis e 13% na área de negócios. Entre os objetivos, a pesquisa da Outsystems indica que a agilidade no desenvolvimento de aplicações aparece em primeiro lugar (18%), aumento de produtividade em segundo (12%) e aceleração do ciclo de vida de desenvolvimento em terceiro (9%).

“As soluções low-code estão cada vez mais presentes em projetos de alta complexidade e importância para os negócios. Essas plataformas permitem que soluções digitais que apoiam o negócio possam ser lançadas em tempo recorde”, observa Danilo Custódio, CEO da Mirante Tecnologia.

Caso da Petrobras de low-code

Com o objetivo de modernizar mais de 300 aplicações como parte de sua estratégia de transformação digital, a Petrobras escolheu a plataforma de low-code da OutSystems para esse desafio e conta com o apoio de empresas como a Mirante Tecnologia para a execução dos projetos.

O projeto começou em 2021, com foco em desenvolver aplicações de missão crítica em low-code para melhorar processos. Com mais de 2 mil aplicações e softwares rodando na Petrobras, a plataforma permite que implementações sejam feitas mais rapidamente e que o tempo de desenvolvimento seja reduzido.

Utilizando IA, por meio de um assistente batizado de AI Mentor, a plataforma da OutSystems ajudou a estatal a registrar produtividade 60% maior, obter retorno de investimento 15% maior e a acelerar o tempo de lançamento de aplicações em menos de um ano.

Envolvendo mais de 250 desenvolvedores OutSystems, o projeto envolveu 60 times ágeis e a previsão é que, até o fim deste ano, a Petrobras some 700 profissionais trabalhando na iniciativa de low-code.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.