Notícias

Pedidos em supermercados online crescem 12% no primeiro trimestre

Levantamento feito pela Linx, especialista em tecnologia para o varejo, a partir de informações do Mercadapp, plataforma especializada em e-commerce para supermercados, reforça que os brasileiros se habituaram, durante a pandemia, a realizar compras de itens do dia a dia sem sair de casa.

Os dados sugerem que o consumidor não abrirá mão da conveniência, mesmo com o retorno aos comércios físicos ganhando força desde o início do ano. De acordo com o relatório, o primeiro trimestre de 2022 registrou aumento de 12% no número de pedidos e um salto de 8% na receita total das vendas, em comparação com o mesmo período do ano passado.

O ticket médio, no entanto, enfrentou uma queda de 4,72% nos três primeiros meses do ano, somando R$207,66. Na análise da empresa, esse resultado pode ser justificado pelo atual cenário econômico no Brasil: Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação no acumulado de 12 meses, até março, foi de 11,3%, maior alta desde outubro de 2003.

Leia mais: Caio Camargo é novo diretor comercial da divisão de Shopping da Linx

Além disso, de acordo com um estudo feito mensalmente pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), somente a inflação de produtos de cesta básica avançou 21,4% no último ano.

“Mesmo com a queda no ticket médio, ainda enxergamos os resultados como estáveis diante dos fatores externos, pois temos saldos positivos não só na receita, mas também na quantidade pedidos feitos na plataforma”, explica Gabriel Gurgueira, diretor da Mercadapp na Linx.

O levantamento da Mercadapp também revelou o top 3 da categoria de produtos com mais pedidos na plataforma. Em primeiro lugar está a cerveja do tipo long neck, com 107.061 pedidos, seguida pelos pedidos de óleo de soja (26.864) e de leite em pó (12.082).

“Considerando a situação que o consumidor está lidando, ainda é possível ver o impacto que a digitalização tem no comportamento de consumo da população. Já ficou claro que a ação de comprar on-line de supermercados, algo que não era tão comum antes da pandemia, se tornou parte do dia a dia do brasileiro”, afirma Gurgueira.

Recent Posts

Novos executivos da semana: OutSystems, V8.tech e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago

Lua: conheça a linguagem de programação brasileira que conquistou o mundo dos games

Em 1993, Roberto Ierusalimschy, Luiz Henrique de Figueiredo e Waldemar Celes, trio de membros do…

2 dias ago

ChatGPT registra pico histórico de receita com lançamento do GPT-4o

O ChatGPT experimentou um salto sem precedentes em sua receita, impulsionado pelo lançamento do GPT-4o,…

2 dias ago

Nebraska processa TikTok por violação das leis de proteção ao consumidor

O estado de Nebraska tomou medidas legais contra o TikTok, acusando o popular aplicativo de…

2 dias ago

Formação e emprego em TI: 4 oportunidades na área

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Sensedia lança assistente de IA para gerenciamento de API

Durante a conferência global de clientes APIX 2024, a Sensedia anunciou o lançamento do Sensedia…

2 dias ago