Paulo Farroco: ‘empresas que se transformam tem nos dados uma fortaleza’
CDO do Grupo Ri Happy falou ao podcast IT Forum Líderes sobre a transformação do varejo e os desafios da função inédita na carreira
Paulo Farroco é muito provavelmente um dos liíderes de tecnologia mais respeitados do Brasil e uma autoridade quando se fala do uso de TI no varejo, tendo sido CIO por mais de 20 anos de grandes empresas desse setor, incluindo C&A, Riachuelo e Carrefour. Isso não significa que ele não se sinta desafiado a desbravar novos horizontes – um dos motivos de ter se tornado recentemente o Chief Data Officer (CDO) do Grupo Ri Happy.
“Uma das características da nossa área [a tecnologia] é o chamado life long learning. Você tem que estudar o tempo inteiro”, diz ao IT Forum Líderes o executivo. Na conversa com o editor Marcelo Gimenes Vieira, Farroco refletiu a respeito dos desafios do varejo, que para ele se tornou uma das verticais “mais complicadas” devido ao nível de exigência e às mudanças de gosto do consumidor.
“Empresas que realmente se transformam são as que apostam em dados e tem nos dados do cliente uma fortaleza”, ressaltou Farroco. Na conversa, ele também falou um pouco de sua própria história e da sua trajetória de aprendizado enquanto líder.
“Como líder sou uma pessoa muito participativa”, ressaltou. “A equipe tem mais força que o indivíduo.”
Ouça: