Notícias

Patente da Amazon permite Alexa descobrir quando você está doente ou triste

“Alexa, (tosse) qual é o tempo hoje?”

“A previsão para hoje é parcialmente nublado com uma alta de 35 graus Celsius. A propósito, eu ouço que você está com uma tosse. Você está interessado em comprar remédio para tosse ou aprender mais?”

Esse é um cenário possível se a Amazon prosseguir com sua patente concedida em 9 de outubro de 2018. Se essa tecnologia for criada, não há motivo para a Alexa interromper sua solicitação e também detectar estados de emoção anormais e veicular anúncios ou outro conteúdo com base nessa “anormalidade emocional”.

“Tossir ou chorar pode indicar que o usuário tem uma anormalidade física ou emocional específica”, diz a patente. A análise da voz pode determinar que o usuário tem várias emoções ou condições e, em seguida, será marcada de acordo com o seu sexo e idade. Os critérios de segmentação comportamental também podem incluir seu histórico de navegação e de compras.

A patente, apresentada em março de 2017, sugere que “condições de saúde detectáveis ou determináveis podem incluir, entre outras, padrão ou normal, dor de garganta, resfriado, problemas de tireóide, sonolência e outras condições de saúde.” Exemplos de estados emocionais em tempo real que pode ser determinado incluir “felicidade, alegria, raiva, tristeza, tristeza, medo, repulsa, tédio, estresse ou outros estados emocionais”.

Uma ilustração da “determinação da voz de características físicas e emocionais de usuários” explica como Alexa primeiro receberia entrada de voz, então determinaria se o usuário tinha “uma condição física ou emocional anormal” antes de servir conteúdo de áudio baseado “pelo menos em parte, sobre a condição anormal”.

O desenho mostra uma mulher que tosse e funga enquanto diz a Alexa que está com fome. Depois que Alexa sugere que ela lhe dê a receita de canja de galinha e a mulher diga “não”, Alexa pergunta se a mulher “gostaria de pedir um remédio com entrega de uma hora”. A mulher concorda e Alexa diz que enviará um pedido por e-mail, acrescentando: “Sinta-se melhor!”. O medicamento sugerido poderia vir do fabricante que pagou para os usuários alvo que têm dores de garganta.

Outro exemplo da patente da Amazon mostra se a Alexa determinou que você está entediado, então o assistente de voz pode responder perguntando: “Você está com disposição para um filme?”. Pedir a Alexa que conte uma piada pode levar a uma análise de voz que determina que você está entediado e sonolento e resultar em uma oferta para visualizar e comprar uma música.

Apesar da patente, isso não significa necessariamente que a Amazon seguirá em frente e fará com que a Alexa analise a voz para lucrar com seu status físico e emocional.

 

 

Recent Posts

13 comportamentos relacionados ao uso abusivo de tecnologia

Um estudo feito por um grupo de psiquiatras liderados por Carmita Abdo, psiquiatra e professora…

12 minutos ago

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

3 dias ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

3 dias ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

3 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

3 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

3 dias ago