Notícias

Parceria de Microsoft e Hilab acelera diagnósticos de COVID-19

Em maio de 2021, em meio ao caos pandêmico provocado pelo coronavírus, a Microsoft foi convocada pela Hilab, especialista em testes laboratoriais remotos, para ajudá-la a atender de forma mais rápida e efetiva à sociedade ameaçada por uma doença letal ainda desconhecida. O objetivo era possibilitar diagnóstico de testes para COVID-19 em 30 minutos 

Uma operação desafiante que deu a Fernando Lemos, VP de Tecnologia, Inovação e Sucesso do Cliente da Microsoft Brasil, o prêmio de Executivo de TI do Ano de 2022 na categoria Aumento de Receita – Líder de vendas ou equivalente. 

“Sermos um dos vencedores da premiação é motivo de orgulho e satisfação para mim e para todos os colaboradores da Microsoft e do nosso parceiro que embarcaram juntos neste desafio”, diz Lemos. 

O executivo revela que a celebração não é apenas pelo case de sucesso mas também pelo impacto que proporciona à vida das pessoas. E vai além porque a incorporação da plataforma da Microsoft Azure, Windows 10 IoT e a disponibilização de algoritmos de machine learning pela Hilab possibilitam a análise de mais de 30 tipos de exames. E isso, ele diz, em qualquer lugar do País, com resultados em até 30 minutos, não somente o de COVID-19.  

Leia também: Alta complexidade marca projeto de produtividade premiado do Grupo Ultra

Ser nomeado executivo de TI do ano é consequência de quem acredita na relevância da tecnologia no desenvolvimento de diversos setores. A sua trajetória profissional, ele defende, é feita de trabalho em equipe e impulsionada pelos resultados que juntos conseguem gerar. E ganham outra dimensão, afirma, quando consegue unir resultados de negócios e benefícios para a sociedade. “É algo enriquecedor para a minha carreira.”     

Foi nessa trilha que Lemos e sua equipe investiram para tentar reduzir a vantagem no placar que só beneficiava o vilão. E o propósito ganhou asas, beneficiou órgãos públicos com a possibilidade de obterem informações precisas sobre a evolução da pandemia em território municipal, estadual e federal.  

E tem mais: Outro legado deixado pelo projeto foi a disponibilidade de informações em tempo real para cidades e estados parceiros em relação a possíveis surtos, tanto de COVID-19 quanto de outras doenças. Os dados ficaram acessíveis para que o poder público pudesse utilizá-los para ações de saúde pública. “Na Microsoft, nossa missão é empoderar cada pessoa e cada organização do planeta a alcançar mais e isso é traduzido nessa história com a Hilab”.  

Um dos grandes desafios desse projeto foi desenvolver a solução em menos tempo que usualmente pode ser levado na implementação, ele diz, pois a agilidade em um momento de pandemia é essencial. Bem como contar com o apoio do time, reitera. “Juntos, vencemos isso”, orgulha-se Lemos. 

Recent Posts

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

14 horas ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

15 horas ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

16 horas ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

1 dia ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

1 dia ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

2 dias ago