Parceria de Microsoft e Hilab acelera diagnósticos de COVID-19

Projeto de Fernando Lemos, vencedor do Executivo de TI de 2022, permitiu testes de COVID-19 em 30 minutos para ampliar controle da doença

Author Photo
3:32 pm - 11 de abril de 2022

Em maio de 2021, em meio ao caos pandêmico provocado pelo coronavírus, a Microsoft foi convocada pela Hilab, especialista em testes laboratoriais remotos, para ajudá-la a atender de forma mais rápida e efetiva à sociedade ameaçada por uma doença letal ainda desconhecida. O objetivo era possibilitar diagnóstico de testes para COVID-19 em 30 minutos 

Uma operação desafiante que deu a Fernando Lemos, VP de Tecnologia, Inovação e Sucesso do Cliente da Microsoft Brasil, o prêmio de Executivo de TI do Ano de 2022 na categoria Aumento de Receita – Líder de vendas ou equivalente. 

“Sermos um dos vencedores da premiação é motivo de orgulho e satisfação para mim e para todos os colaboradores da Microsoft e do nosso parceiro que embarcaram juntos neste desafio”, diz Lemos. 

O executivo revela que a celebração não é apenas pelo case de sucesso mas também pelo impacto que proporciona à vida das pessoas. E vai além porque a incorporação da plataforma da Microsoft Azure, Windows 10 IoT e a disponibilização de algoritmos de machine learning pela Hilab possibilitam a análise de mais de 30 tipos de exames. E isso, ele diz, em qualquer lugar do País, com resultados em até 30 minutos, não somente o de COVID-19.  

Leia também: Alta complexidade marca projeto de produtividade premiado do Grupo Ultra

Ser nomeado executivo de TI do ano é consequência de quem acredita na relevância da tecnologia no desenvolvimento de diversos setores. A sua trajetória profissional, ele defende, é feita de trabalho em equipe e impulsionada pelos resultados que juntos conseguem gerar. E ganham outra dimensão, afirma, quando consegue unir resultados de negócios e benefícios para a sociedade. “É algo enriquecedor para a minha carreira.”     

Foi nessa trilha que Lemos e sua equipe investiram para tentar reduzir a vantagem no placar que só beneficiava o vilão. E o propósito ganhou asas, beneficiou órgãos públicos com a possibilidade de obterem informações precisas sobre a evolução da pandemia em território municipal, estadual e federal.  

E tem mais: Outro legado deixado pelo projeto foi a disponibilidade de informações em tempo real para cidades e estados parceiros em relação a possíveis surtos, tanto de COVID-19 quanto de outras doenças. Os dados ficaram acessíveis para que o poder público pudesse utilizá-los para ações de saúde pública. “Na Microsoft, nossa missão é empoderar cada pessoa e cada organização do planeta a alcançar mais e isso é traduzido nessa história com a Hilab”.  

Um dos grandes desafios desse projeto foi desenvolver a solução em menos tempo que usualmente pode ser levado na implementação, ele diz, pois a agilidade em um momento de pandemia é essencial. Bem como contar com o apoio do time, reitera. “Juntos, vencemos isso”, orgulha-se Lemos. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.