Para viajar, mais da metade dos brasileiros usa somente apps

Expectativa com aplicativos para programar férias também serve de alerta para desenvolvedores de serviços digitais, indica AppDynamics

Author Photo
10:33 am - 25 de junho de 2022
Imagem: Shutterstock

Brasileiros estão confiando cada vez mais exclusivamente em serviços digitais para organizar seus planos de viagens. Segundo pesquisa da AppDynamics, em 2022, um brasileiro usará, em média, 34 serviços e aplicativos digitais (ou apps) diferentes para as próximas férias, incluindo aplicativos para pesquisar destinos, fazer reservas antes da viagem, realizar pagamentos e comprovar seu status de vacinação contra Covid-19.

De acordo com o levantamento, mais da metade (55%) dos brasileiros não pretendelevar nenhum bilhete impresso em suas próximas férias, dependendo inteiramente de aplicativos, carteiras digitais e e-mail durante toda a viagem; já 83% usarão aplicativos para provar seu status de vacinação.

Leia mais: Maioria absoluta dos brasileiros diz confiar em carteiras digitais

Entretanto, o estudo ressalta a importância de uma melhor experiência dos aplicativos, à medida que as pessoas contam cada vez mais com esses serviços. Com isso, suas expectativas sobre o desempenho dos aplicativos disparam. A pesquisa revelou que os consumidores agora exigem uma experiência digital completa toda vez que usam um serviço digital e, se não conseguirem, migram para outra plataforma que ofereça um serviço melhor.

Dos entrevistados, 42% afirmam que, se tiverem algum problema com um aplicativo ao planejar, reservar ou durante uma viagem, mudarão imediatamente para um app alternativo. E apenas 17% realmente entrarão em contato com a empresa por trás de um aplicativo com baixo desempenho.

“Embora as marcas possam pensar que seus serviços digitais estão funcionando bem porque não estão recebendo nenhuma reclamação, pode ser que os clientes estejam indo embora antes mesmo de solicitar suporte ou reclamar”, alertou o estudo.

Para 45%, uma experiência digital ruim com aplicativos de viagem pode, inclusive, “arruinar toda a sua viagem”, indicou a pesquisa. “É essencial para as marcas por trás dos aplicativos que elas tirem proveito da enorme demanda reprimida por viagens que se acumulou nos últimos dois anos, mas que tenham em mente que somente as marcas que puderem oferecer experiências digitais completas nos próximos meses poderão aproveitar as enormes oportunidades à frente”, ressalta a AppDynamics.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.