Notícias

Para rivalizar com TikTok e Kwai, YouTube lança Shorts no Brasil

Após Índia e Estados Unidos, o YouTube anunciou nesta segunda (7) a chegada ao Brasil do Shorts. Trata-se de um recurso de edição e postagem de vídeos curtos associado ao aplicativo de vídeos em dispositivos móveis. O intuito é rivalizar com os chineses TikTok e Kwai, além do próprio Instagram, que lançou função semelhante em junho de 2020 chamada Reels.

O recurso foi sendo liberado ao longo das últimas semanas para alguns espectadores brasileiros, que podiam assistir vídeos produzidos pela comunidade global. Agora qualquer usuário poderá produzir e compartilhar vídeos curtos diretamente no aplicativo do YouTube.

Leia mais: IA conversacional: impulsionando experiências e reduzindo custos

Para atrair os usuários, o YouTube aposta em novidades para o formato, como a capacidade de usar áudios de vídeos disponíveis na plataforma. Segundo a empresa, o site tem 105 milhões de usuários mensais no Brasil, o que de partida aumenta substancialmente o número de opções de áudios para produção de conteúdo disponíveis.

O YouTube também fez acordos com gravadoras e produtoras musicais para que artistas e criadores possam acessar uma biblioteca vasta de sons e faixas musicais.

Histórico

O Shorts foi anunciado em setembro de 2020 com o lançamento de uma versão beta na Índia. O YouTube diz que os canais que utilizam a ferramenta mais do que triplicaram desde o início de dezembro. A funcionalidade chegou aos Estados Unidos em março de 2021. O player do YouTube Shorts ultrapassou 6,5 bilhões de visualizações diárias globalmente.

“O lançamento do Shorts é uma evolução fundamental para o YouTube, seguindo um movimento cultural em direção à criação e consumo de vídeos curtos, e uma forma chave para capacitar qualquer pessoa a se tornar um criador diretamente de seu celular”, diz em comunicado Patrícia Muratori, diretora do YouTube Brasil.

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

2 dias ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

2 dias ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

2 dias ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

2 dias ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

2 dias ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago