Para rivalizar com TikTok e Kwai, YouTube lança Shorts no Brasil

Nova ferramenta de vídeos curtos aposta no uso de áudios já disponíveis na plataforma para que usuários criem conteúdos originais

Author Photo
4:25 pm - 07 de junho de 2021

Após Índia e Estados Unidos, o YouTube anunciou nesta segunda (7) a chegada ao Brasil do Shorts. Trata-se de um recurso de edição e postagem de vídeos curtos associado ao aplicativo de vídeos em dispositivos móveis. O intuito é rivalizar com os chineses TikTok e Kwai, além do próprio Instagram, que lançou função semelhante em junho de 2020 chamada Reels.

O recurso foi sendo liberado ao longo das últimas semanas para alguns espectadores brasileiros, que podiam assistir vídeos produzidos pela comunidade global. Agora qualquer usuário poderá produzir e compartilhar vídeos curtos diretamente no aplicativo do YouTube.

Leia mais: IA conversacional: impulsionando experiências e reduzindo custos

Para atrair os usuários, o YouTube aposta em novidades para o formato, como a capacidade de usar áudios de vídeos disponíveis na plataforma. Segundo a empresa, o site tem 105 milhões de usuários mensais no Brasil, o que de partida aumenta substancialmente o número de opções de áudios para produção de conteúdo disponíveis.

O YouTube também fez acordos com gravadoras e produtoras musicais para que artistas e criadores possam acessar uma biblioteca vasta de sons e faixas musicais.

Histórico

O Shorts foi anunciado em setembro de 2020 com o lançamento de uma versão beta na Índia. O YouTube diz que os canais que utilizam a ferramenta mais do que triplicaram desde o início de dezembro. A funcionalidade chegou aos Estados Unidos em março de 2021. O player do YouTube Shorts ultrapassou 6,5 bilhões de visualizações diárias globalmente.

“O lançamento do Shorts é uma evolução fundamental para o YouTube, seguindo um movimento cultural em direção à criação e consumo de vídeos curtos, e uma forma chave para capacitar qualquer pessoa a se tornar um criador diretamente de seu celular”, diz em comunicado Patrícia Muratori, diretora do YouTube Brasil.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.