Notícias

Para iFood, justiça reconheceu que tecnologia transformou trabalho

Nesta segunda-feira (27/1), a Justiça do Trabalho de São Paulo julgou improcedente uma ação do Ministério Público do Trabalho (MPT) que solicitava o reconhecimento de vínculo empregatício entre o aplicativo iFood e os entregadores cadastrados na plataforma.

A juíza Shirley Aparecida de Souza Lobo Escobar afirmou na decisão que o vínculo não existe “em razão das peculiaridades da forma de organização do trabalho que, de fato, é inovadora e somente possível por intermédio da tecnologia”. A decisão é cabível de recurso no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e, posteriormente, no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Em nota, o iFood comemorou a decisão, considerando-a histórica, e afirmou que esse é um reconhecimento da Justiça de que a tecnologia, de fato, transformou as relações de trabalho da nova economia. “A decisão, sem precedentes no país, mostra uma Justiça que entende que na Nova Economia, diferentes oportunidades de trabalho são geradas, e o direito deste profissional de escolher como e quando trabalhar deve ser respeitado”, reforçou.

A empresa também comentou um dos pontos citados pela Juíza nos autos, de que “a melhoria dessa proteção deve ser objeto de atividade legislativa”, “sinalizando um caminho do qual o iFood também concorda: a importância de se olhar para o futuro e buscar soluções na forma de leis que sejam positivas a todos os envolvidos”, afirmou.

O iFood informou que mantém seu compromisso de dialogar e continuar oferecendo oportunidades de geração de renda para os entregadores que escolhem o aplicativo, “bem como seguir evoluindo com iniciativas tais como o seguro de acidente pessoal e campanhas educativas de segurança no trânsito para que continue sendo plataforma de preferência dos entregadores”.

“Celebramos essa decisão histórica no país e no mundo que preserva o direito de profissionais optarem por atuar de forma flexível e destaca que a economia está mudando com as novas tecnologias – temos que pensar juntos em como criar leis modernas que, ao mesmo tempo, gerem a estes profissionais renda, oportunidade e bem-estar, trazendo crescimento e desenvolvimento econômico ao nosso país – este é o futuro”, comentou Fabricio Bloisi, CEO do iFood.

Recent Posts

Humanware Journal: previsões para o mercado de tecnologia nos próximos anos

Que tal fazer um diário do futuro para que possamos revisitá-lo? Essa foi a proposta…

8 horas ago

O desafio da interseção entre IA e princípios éticos no código

Num cenário empresarial cada vez mais competitivo e tecnologicamente avançado, a adoção de uma abordagem…

8 horas ago

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

1 dia ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

2 dias ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

2 dias ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

2 dias ago