Para calcular o custo do cibercrime, CIOs devem compartilhar mais dados sobre falhas

Author Photo
6:12 pm - 31 de março de 2014
Para calcular o custo do cibercrime
É difícil calcular os prejuízos de um ataque virtual. O caso da brecha da varejista americana Target revelado em janeiro, por exemplo, foi calculado em US$ 61 milhões por expor dados de milhões de clientes. Ainda assim, essa conta não inclui a queda de mais de 5% das transações em um período crucial para o varejo, ao fim de 2013, no período de festas. Sem contar a perda de credibilidade entre os consumidores.

Sabemos que a maior parte das companhias está sendo atacada com voracidade. Segundo um relatório da The Economist Intelligence Unit, 75% das organizações em todo o mundo sofreram ao menos um incidente nos últimos dois anos.

Mesmo com a complexidade de medir os custos dos ciberataques, ainda há um receio das próprias empresas de revelar incidentes, por temor a suas consequências.  Assim, criou-se uma cultura de “segredos”, dificultando ainda mais a aproximação de qualquer número com a realidade. As estatísticas, então, refletem apenas uma parcela do tamanho e da maneira com a qual os dados financeiros estão sendo roubados.

Pensando nisso, a The Economist Intelligence Unit divulgou nesta segunda-feira (31) para o mercado sua ferramenta colaborativa que tenta calcular esse prejuízo, chamada CyberTab. A solução funciona em cima de inputs de vendas perdidas, valor do consumidor e gastos de negócio, dentre outras variáveis. Em cima dela, será feita uma pesquisa para calcular o valor do cibercrime, bem como trazer o benchmarking a fim de evitar a recorrência de ataques, como um “legado” para os CIOs dos mais diferentes setores. 

O grande desafio está no pedido da companhia – que os usuários do CyberTab compartilhem seus dados na ferramenta, que serão coletados anonimamente e criptografados para uso da The Economist Intelligence Unit. A companhia garante que só serão armazenadas informações dos usuários que optarem por isso, o chamado “opt-in”, e nada que identifique as companhias será usado.

Resta saber se os CIOs irão revelar esses dados. Você revelaria?

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.