Para aplicar análises avançadas, líderes devem mudar mentalidade e cultura

Author Photo
11:34 am - 15 de setembro de 2015
Para aplicar análises avançadas
Para implantar práticas de análises avançadas é preciso que líderes promovam mudança de mentalidade e de cultura, além da aquisição de novas ferramentas, de acordo com o Gartner. Ainda de acordo com a consultoria, falhar nesses dois pontos pode levar ao fracasso.

A previsão do Gartner é de que, até 2017, 60% dos grandes projetos impulsionado de big data não conseguirão sair do papel, porque não passarão da parte de experimentação.

Na opinião de Lisa Kart, diretora de pesquisas do Gartner, muitos líderes de business intelligente e analytics não sabem como começar a implementar práticas de análises avançadas e muitas empresas acreditam que devem realizar investimentos significativos em novas ferramentas e habilidades. Mas, ainda de acordo com a especialista, uma estratégia de analytics avançada de sucesso requer mais do que apenas adquirir novas ferramentas. “É importante haver essa mudança na mentalidade e na cultura e também ser criativo na busca pelo sucesso”, afirma.

O Gartner identificou quatro melhores práticas que líderes de BI e analytics podem usar para começar com as iniciativas de análise avançadas:

– Escolher um problema no negócio que oferece uma vitória inicial: líderes de BI e analytics precisam trabalhar em conjunto com líderes empresariais para identificar problemas e resolvê-los. Apresente os resultados que conduzem o negócio e identifique as decisões que poderiam fornecer o maior impacto ou, em muitos casos, o retorno mais rápido.
 
– Usar outsourcing e comprar aplicativos quando você não possui a expertise de análises avançadas: empresas que não possuem internamente as habilidades necessárias para aplicar as análises avançadas podem usar prestadores de serviços especializados no assunto, ou adquirir aplicações analíticas avançadas para mostrar o valor desse tipo de análise em um problema particular.

– Identificar as partes interessadas na empresa que precisam ser convencidas do valor do advanced analytics: são os pessimistas, os céticos e, talvez, os tomadores de decisão ou os que realizam as ações. Sem eles acreditando nesse valor, o projeto pode nem começar.

– Decidir se quer construir as habilidades e ferramentas internamente: isso não é para todos, mas faz sentido se o analytics é um diferenciador crítico para a empresa ou de grande importância estratégica; se é necessário um alto nível de agilidade; ou ainda se há grandes oportunidades dentro da empresa em que o analytics pode ser aplicado em várias linhas de negócios, por exemplo.

Os líderes que desejarem implantar essas práticas devem possuir habilidades de: negócios, para aplicar análise nos problemas certos e fazer as perguntas certas; TI, para acessar dados, identificar a infraestrutura necessária e executar insights; além de habilidades com ciência de dados para identificar a abordagem correta diretamente dos dados. 

O Gartner ressalta, no entanto, que raramente essas três características são encontradas em uma única pessoa, mas são essenciais para compor as equipes.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.