Notícias

Pandemia fez 43% dos negócios globais acelerarem uso de IA

Quase um terço (31%) dos profissionais de TI do mundo dizem que os negócios em que atuam estão usando inteligência artificial (IA) atualmente, e 43% que aceleraram a implementação da tecnologia devido à pandemia de COVID-19. É o que revela um estudo da Morning Consult divulgado nesta quarta (12) e feito a pedido da IBM.

Essa proporção de quase um terço das empresas usando IA é semelhante ao resultado do estudo em 2020. No entanto, um terço dos profissionais dizem que há planos de investimento em habilidades e soluções de IA nos próximos 12 meses.

A pesquisa anual de adoção de IA também revelou 43% dos entrevistados estão “explorando” as possibilidades da tecnologia, mas sem de fato implementar recursos. São barreiras para dar um passo adiante a experiência ou conhecimento limitado da tecnologia (39%), a complexidade e tamanho dos silos em que estão armazenados os dados (32%) e a falta de plataformas ou ferramentas para o desenvolvimento de aplicações (28%).

Entre as empresas que dizem estar usando IA, 90% querem aumentar a capacidade de tomar decisões e 38% automatizam processos de trabalho para aumentar a produtividade dos funcionários.

Linguagem natural

Em termos de aplicações mais comuns, o processamento de linguagem natural é o mais usado. Quase metade das empresas está usando aplicativos com a tecnologia, e uma em cada quatro planeja começar nos próximos 12 meses. O atendimento ao cliente é o principal caso de uso com 52% dos profissionais relatando que suas empresas usam ou consideram usar usar soluções do tipo para melhorar a experiência do cliente.

Para o estudo foram ouvidos profissionais e decisores de TI de 5.501 empresas na China (500), França (500), Alemanha (500), Índia (500), Itália (500), América Latina (1.000 no Brasil, México, Colômbia, Argentina, Chile, Peru), Cingapura (500), Espanha (500), Reino Unido (500) e Estados Unidos (501). A pesquisa foi conduzida online em abril de 2021.

Recent Posts

Avaya adquire a Edify para avançar em soluções de experiência do cliente

Com o objetivo de expandir sua presença em soluções de experiência do cliente, a Avaya,…

5 horas ago

Como a tecnologia pode tornar o mundo mais sustentável

Os desafios apresentados pelos fatores climáticos e pelo aquecimento global estão se tornando reais demais…

5 horas ago

Lei de chips: Polar Semiconductor recebe US$ 120 mi para expandir produção nos EUA

A administração Biden anunciou um novo investimento federal para impulsionar a produção de semicondutores nos…

7 horas ago

Microsoft anuncia investimento de € 4 bilhões em infraestrutura de IA na França

A Microsoft revelou nesta segunda-feira (13) seus planos de investir pesadamente na França, para fortalecer…

23 horas ago

Intel e Apollo estão perto de fechar acordo de US$ 11 bilhões com fábrica de chips na Irlanda

A Intel está em conversas avançadas com a Apollo Global Management para um acordo que…

1 dia ago

NTT Data Inc.: fusão de empresas gera US$ 30 bilhões de receita anual

De origem japonesa, a NTT evoluiu de uma estatal de telecomunicações para uma empresa privada…

1 dia ago