Notícias

Pandemia catalizou recursos para transformação digital, aponta relatório

Quase dois terços das organizações têm hoje os recursos digitais (60%) e de liderança (62%) necessários para implementar jornadas de transformação digital com sucesso, aponta a nova edição do relatório Digital Mastery, do instituto Capgemini Research.

O resultado representa um aumento de 36% em ambos frontes quando comparado à edição anterior da pesquisa, lançada em 2018. A progressão também foi observada em todos os setores da economia, com destaques para o varejo (73%) e para as telecomunicações (71%). O setor automotivo liderou em termos de crescimento de capacidade, tendo aumentado suas capacidades digitais de 32% para 69% desde 2018.

Leia também: Transformação digital: flexibilidade e aceitação

“O progresso feito na construção das capacidades digitais e de liderança necessárias em apenas 2 anos é impressionante, o que nos levou a realizar esta pesquisa. O ritmo acelerado e contínuo de inovação tecnológica e interrupção do modelo de negócios nos últimos 2 anos – com a Covid-19 forçando muitas empresas a se reinventarem – possivelmente impulsionou esse avanço”, afirma Claudia Crummenerl, diretora administrativa, de pessoas e organização da Capgemini Invent.

Conforme aponta o estudo, a Covid-19 foi um catalisador do processo, dando urgência à necessidade de mudança. Paralelamente, as organizações têm dedicado tempo desde 2018 para avaliar os desafios que atrapalham o sucesso, aumentando seu investimento na transformação digital e na adoção de tecnologias emergentes e colocando um foco renovado no talento e na cultura.

Em termos de orçamento, grandes organizações, com US$ 10 bilhões ou mais em receita, têm uma vantagem em recursos digitais e de liderança. Cerca de 68% dessas organizações afirmam ter os recursos digitais necessários, em comparação com 55% daquelas com menos de US$ 10 bilhões em receita.

Quando se trata de capacidades de liderança, o gap é semelhante: 57% destas organizações afirmam que têm as capacidades de liderança necessárias, algo ligeiramente abaixo da média geral de 62% e abaixo dos 70% observados em grandes organizações.

Iniciativas de talento e cultura têm precedência

Em 2018, a pesquisa da Capgemini revelou que a dimensão das pessoas foi uma barreira significativa para a transformação digital, pois as organizações não conseguiram trazer os funcionários com elas na jornada de transformação. No entanto, mais organizações hoje envolvem funcionários em suas iniciativas digitais: 63% em 2020, contra 36% em 2018.

Apesar desse progresso, quando se trata de construção de habilidades, a Capgemini descobriu que menos da metade das organizações (48%) estão investindo na construção de habilidades sociais como inteligência emocional, adaptabilidade e colaboração.

A pesquisa da Capgemini também constatou de forma consistente que a cultura é a principal barreira para uma transformação digital bem-sucedida, com algumas organizações, por exemplo, não tendo uma cultura na qual novas ideias e experimentação são valorizadas.

Acelerar os investimentos em sustentabilidade é fundamental

Por fim, relatório destaca que embora as organizações devam ficar de olho em fatores como experiência do cliente, operações e tecnologia de negócios, elas também devem enfatizar a sustentabilidade como seu propósito mais amplo.

Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a pegada ambiental e o impacto das mudanças climáticas e querem fazer a diferença com suas ações. A pesquisa mais recente da Capgemini, no entanto, descobriu que atualmente apenas 45% das organizações estão acelerando os investimentos, projetos e compromissos de sustentabilidade.

Leia também: Transformação Digital deve continuar com força em 2021

Para avançar ainda mais em sua jornada de transformação digital, o relatório recomenda que as organizações reinventem a experiência dos seus funcionários, aproveitando a força de trabalho fluida e garantindo que os contratos sociais dos colaboradores se alinhem com a era digital.

Além disso, eles devem construir dados robustos e recursos de plataforma, dimensionar novos negócios e modelos de engajamento e incorporar propósito e sustentabilidade como uma parte central do negócio, tornando-se parte da cultura organizacional e vendo a tecnologia a partir dos aspectos “gêmeos” da transformação digital e sustentabilidade.

Digital Mastery 2020

A nova edição do Digital Mastery teve dados coletados entre maio e junho de 2020. O levantamento entrevistou mil executivos de organizações com ao menos US$ 1 bilhão em receitas em todos os setores para avaliar suas opiniões sobre a maturidade dos recursos digitais e de liderança de sua organização necessários para a transformação digital.

Destas, 20% das organizações relataram receita de mais de US$ 20 bilhões no ano fiscal de 2019. As características da população da pesquisa de 2020 são consideradas “amplamente consistentes” com a amostra de 2018.

Recent Posts

Segurança infantil: reguladora do Reino Unido alerta sobre conteúdo on-line prejudicial

A Ofcom, agência reguladora de mídia do Reino Unido, emitiu um comunicado enfático dirigido às…

14 minutos ago

4 indicadores para empresas se manterem à frente na cultura de dados

O crescimento da inteligência artificial generativa (GenAI) fez com as organizações prestassem mais atenção ao…

60 minutos ago

Um terço das organizações no Brasil usa tecnologia em metas de sustentabilidade

Um estudo divulgado recentemente pela Kyndryl, feito em parceria com a Microsoft, concluiu que são…

2 horas ago

Saúde é o terceiro setor mais atacado pelo cibercrime no Brasil em 2024

Um levantamento da Kaspersky divulgado recentemente registrou mais de 800 bloqueios de ataques de ransomware…

3 horas ago

Chief AI Officer: 98% dos líderes de TI e dados querem um líder de IA

Um novo C-level, o Chief AI Officer (ou CAIO) pode ser a chave para que…

3 horas ago

TSMC registra crescimento recorde em venda impulsionada pela demanda de IA

A Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC) alcançou um marco histórico em suas vendas de abril, com…

4 horas ago