Pandemia acelera sistema de contratação por projeto

Números vêm da nova edição do Guia Salarial da Robert Half, nova modalidade deve ser mais explorada no futuro

Author Photo
9:26 am - 29 de outubro de 2020
contratação projeto Trabalho por projeto vale a pena

A pandemia do Covid-19 tem mudado, e muito o mercado de trabalho em 2020. Segundo o novo Guia Salarial da Robert Half, que em sua 13ª edição apresenta como a aceleração da transformação digital valorizou o profissional de Tl impactando diretamente no aumento das contratações em diversas áreas da tecnologia. Dentre elas, a modalidade de contratação por projeto deve se beneficiar.

Novas necessidades também foram identificadas no período. A produção de EPIs (equipamentos de proteção individual), embalagens, álcool em gel, entre outros, fizeram com que as empresas buscassem novos profissionais especializados para suprir uma demanda pontual.

Leia também: 8 dicas para se prevenir contra ataques cibernéticos

O estudo da Robert Half mostrou que 50% dos que contrataram por projetos durante a pandemia disseram que vão explorar mais esse modelo de contratação no futuro, o que mostra como a contratação por projetos ajudou as companhias que precisaram enxugar o quadro de colaboradores e dispensaram profissionais em áreas vitais para uma empresa, mas não podiam ficar com a cadeira vaga para manter o negócio.

Este tipo de contratação é interessante tanto para realização de tarefas pontuais, mas urgentes, ou para substituir funções estratégicas para as quais as empresas não podem, ou não necessitam, recrutar imediatamente em contratos permanentes, os profissionais especializados para projetos – de analistas e gerentes – estão em alta demanda neste contexto de reorganização dos negócios e retomada.

Veja 5 vantagens de contratar por projeto:

  • Contar com profissionais especializados para projetos pontuais, que agregam conhecimento ao time.
  • Manter a agilidade e a produtividade em períodos desafiadores.
  • Aumentar a flexibilidade da área, sem afetar a rotina do pessoal em tempo integral.
  • Avaliar um(a) profissional para futura contratação.
  • Reavaliar a carga de trabalho do pessoal em tempo integral em épocas de maior demanda.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.