8 dicas para se prevenir contra ataques cibernéticos

Medidas podem ser úteis durante a Black Friday e a Cyber Monday

Author Photo
3:40 pm - 27 de outubro de 2020
Pesquisa projeta crescimento de 22% em compras via e-commerce no Natal

Com a proximidade de datas como Black Friday e Cyber Monday, a Visa traz dicas para que consumidores possam se proteger sempre que precisarem comprar online.

As dicas também servem para contribuir com a conscientização e aumentar a segurança contra fraudes e ameaças cada vez mais complexas e graves que permeiam o mundo virtual. Veja as dicas abaixo:

Compre em sites com sistemas modernos de segurança

Prefira o e-commerce com sistema moderno de segurança, certificando-se de que o site protege seus dados e possui selos específicos. Antes de inserir seus dados pessoais e de seu cartão, veja se há um ícone de cadeado no rodapé ou ao lado do endereço da página. Ao clicar, você verá o certificado de segurança do site e se ele está válido.

Ative alertas

Solicite ao seu emissor o serviço de “alertas de transação”. Esta funcionalidade envia notificações sobre as compras realizadas por meio de SMS ou e-mail, e permite que você saiba, em tempo quase real, sobre possíveis fraudes no uso de seu cartão.

Utilize ferramentas de auto preenchimento

Para o preenchimento rápido de dados, já existem ferramentas que, por meio de um único cadastro, gravam seus dados, cartões e suas informações de entrega. A partir daí você conseguirá finalizar suas compras com poucos cliques e de forma mais segura. Além de poder registrar quantos cartões quiser e não precisar sair do site para finalizar a compra. Certifique-se sempre de que está inserindo os dados no site da loja, evite preencher dados em pop-ups, telas ou páginas com características muito diferentes das apresentadas pelo site da loja. Em caso de dúvida, não hesite em falar com o atendimento do site e confirme se as telas apresentadas fazem parte do fluxo de venda.

Leia também: C&A adota tecnologia RFID para testar fortalecimento do seu omnicanal

Preste atenção nas condições de pagamento

Desconfie se a única forma de pagamento for o depósito em conta corrente ou conta poupança. Embora muitas pessoas físicas tenham começado a empreender nesse período, e estejam vendendo de forma mais direta, vale estar atento e checar se confia naquela transação, pagar preferencialmente quando já estiver com o produto em mãos pode ser uma boa alternativa.

Tenha atenção durante a compra

Leia com atenção as características do produto antes de finalizar a compra e compare com outras marcas. Alguns deles exigem registro em órgãos específicos, no caso dos telefones celulares e tablets, devem ter registro na Anatel . Já produtos e serviços de saúde, estética e alimentação, precisam constar na Anvisa.

Considere opções alternativas de pagamento

Opte por opções alternativas ao boleto, mais rápidas e seguras para pagamento de compras online, são os cartões de débito, crédito e pré-pago. Autorizado o pagamento com o cartão, sua compra é confirmada na hora. Com isso, o produto chega mais rápido. O cartão pré-pago – por exemplo, pode ser uma ótima maneira de você controlar seus gastos. Além disso, muitos sites e apps também já aceitam compras por meio dos cartões de débito, eles facilitam o acesso para quem não possui a opção do crédito.

Antivírus sempre

Atualize sempre seu software de proteção e antivírus, crie senhas difíceis de serem descobertas, ignore e-mails de remetentes desconhecidos e não responda a mensagens suspeitas, principalmente com “promoções e descontos” em mercadorias ou serviços muito fora da realidade do mercado.

Na dúvida, não compre

Se estiver em dúvida em relação à segurança de algum procedimento no Internet Banking ou no site em que está – não siga em frente e entre em contato com os responsáveis. Prevenção é a melhor forma de segurança.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.