C&A adota tecnologia RFID para testar fortalecimento do seu omnicanal

Expectativa é aumentar vendas e reduzir cancelamentos na plataforma online

Author Photo
11:05 am - 23 de outubro de 2020
cea tecnologia omnicanal

A rede de lojas C&A decidiu acelerar suas iniciativas omnicanal e deve ampliar o uso da tecnologia RFID, de identificação por radiofrequência. A solução permite ao varejista contabilizar o estoque de forma rápida e precisa, com uma acurácia acima de 98% (em relação a cada item). Ou seja, reduz perdas e aumenta ganhos, seja por diminuir as remarcações de preços ou incrementar a venda online. Afinal, é possível expor todo o estoque, até à última unidade, na loja digital.

Por meio de uma etiqueta eletrônica, acessível por ondas eletromagnéticas, cada item passa a ter uma identidade única, possibilitando a identificação constante de discrepâncias em quantidades de cada produto e, assim, permitir à C&A uma gestão mais eficiente de todo o seu estoque.

Além disso, é possível contabilizar, por exemplo, cerca de 250 peças por minuto. Na prática, os consumidores têm acesso à quantidade real de mercadoria disponível. O que diminui as chances de cancelamento da compra online por causa de inconsistência na visibilidade do estoque. Por outro lado, é possível oferecer uma melhor experiência no e-commerce.

Leia também: 5G oferece desafios e oportunidades de negócios para o Brasil

Nova jornada

A jornada do consumidor na loja física também é impactada positivamente pela integração entre os canais. Com a inovação, a C&A espera reduzir em até 50% a perda de vendas online por desistência, além aumentar a acurácia de seus estoques em até 95%.

O uso da tecnologia RFID deverá trazer ainda outros benefícios para o negócio da C&A, que certamente serão alavancados por esse projeto. Sua implantação teve início em junho, na unidade da rede no Shopping Tamboré. Além dela, a tecnologia deverá chegar a outras nove lojas da rede. Destas, duas no Rio de Janeiro, uma em Brasília, uma em Belo Horizonte e cinco em São Paulo.

Assim, a Sensormatic Solutions proverá o software da tecnologia, fornecimento das etiquetas, além de uma série de serviços que incluem consultoria, instalação, treinamento, gestão e acompanhamento do projeto.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.