Oracle expande disponibilidade com segunda região de nuvem no Brasil

Estrutura em Vinhedo apoirá negócio de nuvem da Oracle, que já responde por cerca de 70% das receitas no Brasil

Author Photo
4:00 pm - 13 de maio de 2021
Oracle Adobe Stock

Dois anos após inaugurar sua primeira região de nuvem no Brasil, a Oracle anunciou nesta quarta-feira (12) a disponibilidade de uma segunda zona do tipo no país, localizada em Vinhedo. Junto com São Paulo e Santiago, a estrutura é a terceira da Oracle na América Latina.

A nova região em solo brasileiro é parte do esforço global da companhia em expandir sua oferta de nuvem ao redor do mundo. Até o final de 2021, a meta da Oracle é operar 38 regiões de nuvem no mundo, sendo a nova infraestrutura no Brasil a 30ª da lista.

Segundo a empresa, o Brasil foi selecionado para receber mais uma região por conta da demanda de clientes locais, que apontaram a necessidade de executar cargas de trabalho críticas em regiões de nuvem totalmente independentes para fins de continuidade de negócio. Requisitos de residência e soberania de dados também foram levados em consideração para a decisão.

A estrutura apoiará ainda o crescimento continuado dos serviços de nuvem da organização na região, que foi acelerado pelo processo de digitalização experimentado por clientes da Oracle durante a pandemia da Covid-19. Segundo Rodrigo Galvão, presidente da Oracle no Brasil, cerca de 70% das receitas da organização no país já vêm dos serviços de nuvem.

Leia também: ‘É mais fácil concorrer contra multinacionais do que com startups’, diz CEO da Senior

“Temos a certeza de que, com o nosso plano de expansão de infraestrutura na nuvem, continuaremos a apoiar o crescimento das empresas, bem como democratizar o uso da tecnologia em todo o País. Incentivar os negócios dos diversos setores com inovação e, por consequência, gerar impacto positivo na sociedade. Isso faz parte da nossa visão”, afirmou.

Entre os projetos de nuvem mais recentes da companhia no Brasil está uma parceria com a operadora de telecomunicações TIM, que está migrando seus dados de missão crítica para uma combinação entre Oracle Cloud e Azure, da Microsoft. Clientes como SKY, Rumo e Sky.One também serão beneficiados pela nova estrutura da companhia.

A Oracle Cloud Infrastructure (OCI) Gen2 de Vinhedo terá disponibilidade contínua de até 99,995% e baixa latência para intercomunicação com a zona da Oracle de São Paulo, geograficamente próxima da nova região de data centers. A região, no entanto, opera de forma independente da primeira estrutura da Oracle, sendo abastecida por provedores de energia, estrutura de telecomunicações e camada de software independentes.

A nova região também traz para o Brasil uma nova arquitetura para aplicações críticas em nuvem que requerem disponibilidade contínua, aplicações distribuídas com baixa latência entre regiões, distribuição de carga de processamento, contingência regional (DR-Disaster Recovery), backups em região diferente onde os dados são gerados e multicloud nativa entre OCI.

Leia mais: Oracle busca transformação cultural através de colaboração e transparência

Os serviços disponibilizados na estrutura serão mesmo da região pioneira do país, incluindo Oracle Autonomous Database ou Oracle Cloud VMware Solution (OCVS), Oracle Cloud Infrastructure Container Engine para Kubernetes (OKE) e serviços de Segurança Avançada, estão disponíveis em ambas as regiões, trazendo mais alta disponibilidade.

A estrutura é ainda a primeira da Oracle com abordagem multicloud, com interconexão nativa com uma região próxima de Azure operada pela Microsoft. A conexão entre estruturas das duas empresas já era uma realidade em outras regiões de nuvem da Oracle no mundo, e chegou ao Brasil motivada pelo projeto de migração da TIM, operado entre Oracle e Microsoft.

Com a ligação, clientes de ambas nuvens podem ver serviços e recursos na outra infraestrutura como se fossem seus, sem precisarem se preocupar com detalhes de interconexão entre esses ambientes. “Quando você fala em multicloud, uma das dificuldades é quando você tem que conversar com as nuvens. Com essa interconexão, além da rapidez de entrega e tempo de resposta, o suporte técnico passa a ser mais simples e transparente para o cliente”, comentou Galvão.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.