Pesquisadores da Oplium citam 3 medidas contra malwares do Grupo 8Base

Setor financeiro e de saúde são principais alvos, revelam pesquisadores da empresa de cibersegurança

Author Photo
4:20 pm - 23 de fevereiro de 2024
Imagem: Shutterstock

Pesquisadores da Oplium Threat Intelligence revelaram recentemente a ameaça cibernética crescente representada pelo grupo de malwares conhecido como 8Base. O relatório detalhado divulgado pela equipe mostra que o grupo de ameças está mais focado nos setores financeiro e de saúde, colocando em risco a infraestrutura crítica das empresas que nele se inserem.

Além desses dois, setores da indústria, energia e serviços também podem ser impactadas. A 8Base pode inclusive estar sendo usada no Brasil. A Oplium também acha que pode haver conexão entre o Grupo 8Base e o conhecido grupo RansomHouse, levantando preocupações adicionais sobre colaborações entre diferentes grupos de ransomware.

Leia também: Kyndryl e Veeam anunciam aliança global em ciberresiliência

Para evitar problemas com essa ameaça, os pesquisadores da Oplium destacam como medida crucial mitigar riscos associados às atividades do 8Base. Atualizações contínuas de sistemas, estratégias proativas de segurança cibernética e colaboração entre organizações do setor são citadas como passos essenciais para reforçar defesas.

Ações Recomendadas

Atualizações e Patches Urgentes: Aplicar imediatamente atualizações e patches para corrigir vulnerabilidades nas ferramentas mencionadas.

Monitoramento Constante: Implementar monitoramento proativo para detectar atividades suspeitas e possíveis acessos não autorizados.

Conscientização e Treinamento: Reforçar políticas de segurança cibernética e fornecer treinamento regular aos funcionários sobre o uso seguro dessas ferramentas.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.