A bruxa está solta na OpenAI: três líderes deixam empresa no mesmo dia
Sam Altman confirma as saídas de Bob McGrew, Barret Zoph e Mira Murati, em um momento de transição para a gigante de IA
Bob McGrew, chefe de pesquisa da OpenAI, e Barret Zoph, vice-presidente de pesquisa, deixaram a empresa na quarta-feira (25). A saída ocorre no mesmo dia em que Mira Murati, CTO da companhia, anunciou sua partida. Sam Altman, CEO da OpenAI, confirmou as demissões em um post na plataforma X e detalhou os planos para a transição de liderança.
Segundo Altman, as decisões foram tomadas de forma independente e amigável por cada um dos executivos. No entanto, com a saída de Murati, ele decidiu realizar todas as mudanças de uma vez, facilitando a transição para a próxima geração de líderes. Mark Chen, vice-presidente de pesquisa, foi promovido a vice-presidente sênior e liderará a equipe de pesquisa da empresa, ao lado de Jakub Pachocki, que assume o cargo de cientista-chefe.
Leia também: Mira Murati, CTO da OpenAI, deixa a companhia
Matt Knight, anteriormente responsável pela segurança, foi nomeado diretor de segurança da informação, enquanto Kevin Weil, chefe de produto, e Srinivas Narayanan, vice-presidente de engenharia, continuarão liderando a equipe responsável pela aplicação da tecnologia da OpenAI em produtos voltados tanto para o mercado corporativo quanto para o consumidor final.
Josh Achiam, cientista de pesquisa, será o novo responsável por alinhar a missão da empresa, trabalhando com diversas áreas para garantir que a cultura organizacional esteja adequada aos objetivos da OpenAI.
Altman afirmou que, após dedicar grande parte de seu tempo às questões não técnicas da empresa, está ansioso para focar mais nas áreas técnicas e de produtos. Ele também ressaltou que, embora a transição de liderança seja algo comum em empresas de rápido crescimento, o caráter abrupto dessa mudança é incomum, mas necessário.
Sobre o motivo de tais mudanças, McGrew se limitou a dizer que era o momento certo para fazer uma pausa após oito anos na OpenAI, ressaltando sua confiança na liderança da empresa. Ele ingressou na organização em 2017 como membro da equipe técnica, sendo promovido a vice-presidente de pesquisa em 2018 e, posteriormente, a chefe de pesquisa.
Zoph, que se juntou à OpenAI em 2022, afirmou que sua saída era uma decisão pessoal baseada no desejo de explorar novas oportunidades. Ele liderava a equipe de pós-treinamento, que aperfeiçoava os modelos da OpenAI antes de sua implementação em produtos como o ChatGPT.
Essas saídas ocorrem em um contexto de transição da OpenAI de uma organização sem fins lucrativos para uma entidade com fins lucrativos. Altman estaria prestes a receber uma participação acionária de 7%, enquanto a empresa busca um novo aporte financeiro, avaliada em cerca de US$ 150 bilhões. Divergências sobre o rumo da companhia podem ter influenciado essas decisões.
A OpenAI terá uma reunião geral nesta quinta-feira (26), onde mais detalhes podem ser revelados. Essas saídas seguem uma série de demissões recentes na empresa, incluindo a de Andrej Karpathy, um dos principais cientistas de pesquisa, em fevereiro, além das de Ilya Sutskever e Jan Leike, líderes de segurança, em maio, e de John Schulman, cofundador da OpenAI, no mês passado.
Dos 13 fundadores da OpenAI em 2015, apenas três permanecem na empresa.
*Com informações do TechCrunch
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!