OpenAI adquire Multi para reforçar tecnologia de colaboração remota
Aquisição da Multi pela OpenAI visa expandir capacidades em videoconferência e fortalecer expertise em soluções corporativas
A OpenAI anunciou nesta segunda-feira (24) a aquisição da Multi, anteriormente conhecida como Remotion, em um movimento significativo para fortalecer sua presença no setor de soluções empresariais. A Multi, fundada por Alexander Embiricos, ex-gerente de produto do Dropbox, e Charley Ho, ex-engenheiro de Software do Google, é reconhecida por sua plataforma de colaboração remota centrada em videoconferências, projetada para melhorar a eficiência de equipes de trabalho distribuídas.
A transação, que é descrita como um “acquihire” (aquisição com foco na contratação de talentos), envolve a integração da maior parte da equipe da Multi à OpenAI. Este movimento estratégico ocorre em meio a um período de expansão agressiva da OpenAI no mercado de soluções empresariais. Na semana passada, a empresa anunciou a compra da empresa de tecnologia de banco de dados Rockset.
Leia mais: OpenAI adquire startup Rockset para fortalecer análise de dados
Recentemente, a OpenAI divulgou que sua plataforma corporativa de chatbot baseada em IA, o ChatGPT, conta com quase 600.000 usuários, sendo utilizada por 93% das empresas presentes na lista da Fortune 500. Em maio, a OpenAI fechou um acordo com a PwC para distribuir suas ferramentas para outras empresas. No mês anterior, a empresa lançou um programa especializado em ajuste de modelos de IA personalizados e consultoria voltada para o setor empresarial.
A Multi arrecadou US$ 13 milhões em financiamento de capital de risco, segundo dados da Crunchbase, incluindo investimentos de nomes importantes como Greylock e First Round Capital, antes da aquisição pela OpenAI. A empresa se destacou no mercado pelo desenvolvimento de recursos avançados, como compartilhamento de tela para até 10 participantes simultâneos e links automáticos para código, designs e documentos.
A nota oficial da Multi anunciou que a equipe se juntou à OpenAI, e, consequentemente, estão encerrando o Multi. “Fechamos novos cadastros de equipe e as equipes ativas atualmente poderão usar o aplicativo até 24 de julho de 2024, quando todos os dados dos usuários serão deletados”, diz um post no blog da empresa assinado como “Time Multi”.
*Com informações do TechCrunch
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!