ONU aprova resolução liderada pelos EUA para desenvolvimento ético da IA

Resolução aprovada unanimemente destaca desafios diplomáticos e busca equilíbrio entre inovação e direitos humanos

Author Photo
4:35 pm - 22 de março de 2024
ONU, IA Imagem: Shutterstock

Após meses de negociações intensas, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou unanimemente uma resolução liderada pelos Estados Unidos, para promover o desenvolvimento seguro e confiável da inteligência artificial (IA). Fontes próximas às delegações diplomáticas relataram ao The Washington Post os desafios enfrentados para garantir a aprovação nesta quinta-feira (21).

Durante mais de 40 horas de intensas reuniões, representantes dos EUA se envolveram em debates acalorados com seus adversários, como Rússia e China, sobre o conteúdo da resolução na ONU, de acordo com um funcionário sênior da administração Biden, que compartilhou informações sobre as negociações privadas com a imprensa sob condição de anonimato.

Leia mais: Europa aprova lei que regulamenta a inteligência artificial

Segundo o funcionário, as conversas destacaram os desafios de se alcançar um consenso em meio às divergências geopolíticas, demonstrando o empenho dos EUA em liderar o processo de definição de diretrizes globais para o desenvolvimento ético da IA. No entanto, a decisão da ONU mostra como a IA “transcendeu as divisões geopolíticas usuais”, disse a fonte.

A resolução sobre inteligência artificial visa promover direitos humanos, mas carece de mecanismos de execução para garantir a conformidade.

O acordo é construído sobre iniciativas anteriores, como a Declaração de Bletchley, assinada por EUA, China, União Europeia e outros, visando mitigar riscos e fomentar cooperação internacional. Contudo, críticas sobre exclusão de nações em desenvolvimento levaram a uma nova abordagem liderada pela administração Biden, agora com a ONU.

Enquanto isso, os países seguem caminhos divergentes na regulamentação da IA, com o Parlamento Europeu aprovando o AI Act e o presidente Biden emitindo uma ordem executiva nos EUA, mas sem um consenso claro no Congresso sobre legislação abrangente de IA.

*Com informações do The Washington Post

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Tags:
Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.