Olimpíada de Paris pode alavancar uso de IA na França, diz Allianz Research

País pode se tornar hub tecnológico para o mundo a partir de experiências olímpicas, defendem economistas

Author Photo
9:34 am - 19 de julho de 2024
Imagem: Shutterstock

O desenvolvimento da inteligência artificial e de tecnologias emergentes na França deve ser impulsionado pela Olímpíada de Paris, defende um relatório divulgado por um time de economistas da Allianz Research, departamento de análise da Allianz Trade. O estudo – chamado Olympic Games: The economics of hosting the biggest sporting event in the world – analisa impactos dos Jogos Olímpicos de Paris em diversos setores da economia.

Os economistas dizem que tecnologias como gêmeos digitais, usada na construção dos locais dos jogos, por exemplo, serão um avanço duradouro. Organizadores podem simular posições de câmeras, movimentos do Sol e até reflexos de luz para projetar transmissões de maneira mais rápida e eficiente.

Escolha: Vote no seu CEO favorito para o prêmio ‘Executivo de TI do Ano – Indústria’

Outra novidade citada pelos autores e empregada em Paris é o Sistema de Suporte à Julgamento (JSS) para competições de ginástica. A tecnologia baseada em IA utiliza imagens tridimensionais para analisar movimentos de atletas, supostamente superando capacidades visuais humanas. O sistema não substitui juízes humanos, mas pode ser consultado em situações ambíguas para uma avaliação mais clara.

O Serviço de Transmissão Olímpica também está usando IA em transmissões ao vivo. Drones e realidade aumentada podem fornecer vistas diferentes das vilas dos atletas, além de legendas em tempo real e destaques personalizados.

Segurança urbana na Olimpíada de Paris 

Os autores lembram que o Comitê Olímpico Internacional e a cidade de Paris estão implantando tecnologias para a segurança dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Isso inclui ferramentas de monitoramento de mídia social para proteger atletas contra abusos on-line e um sistema de vigilância com IA que detecta comportamentos anormais em multidões, objetos abandonados e possíveis emergências médicas.

O potencial das ferramentas é de longo prazo, dizem os economistas, pois elas podem aumentar a segurança urbana na França. Apesar dos temores, a privacidade dos cidadãos deve ser mantida, já que elas não serão equipadas com softwares de reconhecimento facial, dizem os pesquisadores.

Os economistas acreditam em mais impactos de longo prazo da Olimpíada nas ambições de liderança em IA da França. O país, atualmente classificado em sétimo no Índice de Prontidão Governamental para IA da Oxford Insights, tem uma oportunidade de se mostrar como hub tecnológico para o mundo, defendem eles.

O estudo completo pode ser visto nesse link.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.