Oi e Nokia abrem laboratório para desenvolvimento de aplicações para internet das coisas

Author Photo
12:15 pm - 31 de outubro de 2016
Oi e Nokia abrem laboratório para desenvolvimento de aplicações para internet das coisas

A Oi e a Nokia inauguraram, no Leme, na Zona Sul do Rio de Janeiro, um laboratório de internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) e agora buscam parcerias para o desenvolvimento de produtos e soluções na área. Segundo as empresas, o lab é o primeiro de referência na América Latina para a internet das coisas em Banda Estreita (Narrowband-IoT) e eMTC (evolved Machine Type of Communication), tecnologia também conhecida como LTE-M.

Entre as atividades desenvolvidas no laboratório estão avaliação de elementos da rede (terminais, rede de acesso, rede núcleo e plataformas), desenvolvimento de dispositivos e aplicações por terceiros no Brasil e na América Latina. Será possível realizar, ainda, a certificação dos inúmeros tipos de dispositivos a serem conectados na rede, para antecipação de riscos e problemas de operação.

A iniciativa entre a Oi e a Nokia vai viabilizar o desenvolvimento conjunto do ecossistema para os serviços da internet das coisas e de comunicação entre máquinas (M2M). O laboratório permite o uso de recursos profissionais, infraestrutura do laboratório e tecnológicos, entre outros, para viabilizar projetos para o IoT por meio de desenvolvimento próprio ou de parcerias, principalmente no modelo de crowdsourcing.

O laboratório realizará, neste semestre, workshops para a comunidade de desenvolvedores, parceiros, fornecedores e demais participantes da indústria, objetivando apresentar os modelos de negócio para utilização da infraestrutura e criação de parcerias.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.