Notícias

Objective-C deixa de fazer parte das 20 linguagens mais populares do índice Tiobe

A linguagem de programação Objective-C deixou de ser uma das 20 linguagens mais populares neste mês, e não é muito provável que volte a curto prazo, segundo nota do Índice Tiobe. Em contrapartida, a linguagem Fortran, que surgiu na IBM na década de 1950, ressurgiu na 20ª posição do índice, inesperadamente, depois de ocupar a 34ª posição no ano passado.

Há cerca de 10 anos, a Objective-C era a estrela em ascensão no índice Tiobe, sendo vencedora do prêmio de linguagem do ano em 2011 e 2012. Sua fama, no entanto, acabou em 2014, quando a Apple anunciou que havia uma nova linguagem chamada Swift. Na época, os iPhones da Apple estavam começando a crescer e todos os seus aplicativos eram escritos em Objective-C. A Swift, por sua vez, foi feita pela Apple para o desenvolvimento de aplicativos iOS e macOS.

A Objective-C continuou na lista das 20 linguagens mais populares do mundo do índice Tiobe e estava em terceiro lugar no índice em 2014, quando o Swift chegou.

Enquanto a Objective-C deixava o top 20, a Fortran, desenvolvida na década de 1950 pela IBM, deixava o 34º lugar – do índice Tiobe de 2020 – para ocupar o 20º lugar neste mês. Sua classificação mais alta no índice Tiobe foi a 10ª, em 2002.

“Este dinossauro está de volta ao top 20 depois de mais de 10 anos. Fortran foi a primeira linguagem de programação comercial de todos os tempos e está ganhando popularidade graças à enorme necessidade de processamento de números (científico)”, diz a nota.

Outra linguagem retorna ao top 20

A Groovy, linguagem que roda na máquina virtual Java (JVM), subiu este mês da 48ª posição, de abril do ano passado, para a atual 17ª posição. No entanto, estava na 10ª posição em janeiro de 2021, segundo Tiobe.

As 10 principais linguagens de programação deste mês foram: C, Java, Python, C ++, C #, Visual Basic, JavaScript, linguagem Assembly, PHP e SQL. Completando o top 20 estavam: Visual Basic Clássico, Delphi / Object Pascal, Ruby, Go, Swift, R, Groovy, Perl, MATLAB e Fortran.

As classificações de linguagem de programação do Q1 2021 do analista desenvolvedor RedMonk foram lideradas por JavaScript, seguido por Python, Java, PHP, C #, CSS, TypeScript, Ruby e C.

A Tiobe fornece análises de qualidade de software para clientes empresariais e baseia suas classificações na participação no total de pesquisas para cada linguagem, de acordo com vários mecanismos de pesquisa populares.

Recent Posts

Brasileiros se destacam em soluções bancárias que melhoram experiência do cliente

Ainda que a bancarização tenha crescido na América Latina, os limites de crédito ainda são…

22 minutos ago

CodeBit: tecnologia para Fundações e Instituições é desafio por falta de investimento

A CodeBit nasceu com o objetivo de unir tecnologia com impacto social para mudar a…

16 horas ago

Apple Vision Pro é utilizado em cirurgia em Santa Catarina

O óculos de realidade virtual e aumentada da Apple, o Vision Pro, foi empregado por…

17 horas ago

BYD enfrenta desafios com desaceleração do lucro e guerra de preços na China

A BYD, uma das principais fabricantes de veículos elétricos da China, enfrenta dificuldades com seu…

18 horas ago

GitHub libera preview do ambiente Copilot Workspace

O GitHub anunciou, nessa segunda-feira (29), uma prévia técnica do Copilot Workspace, ambiente de desenvolvimento…

18 horas ago

Infoblox detalha operação DNS que controla Grande Firewall da China

A especialista em cibersegurança Infoblox divulgou nessa segunda-feira (29) um relatório em que seus pesquisadores…

19 horas ago