O que está nas entrelinhas dos últimos lançamentos da Apple?

O que a empresa deixa de fazer também deve ser analisado em alguns casos

Author Photo
5:00 pm - 12 de maio de 2020

A Apple age publicamente com muito cuidado, e muitas vezes para tentar entender o que está acontecendo é preciso ler nas entrelinhas. Por que? As ações que a empresa não realiza são quase tão significativas quanto as que realiza.

Embora os últimos meses não tenham sido monótonos para os observadores da Apple, tem sido informativo ver quais produtos a empresa está lançando, porque eles começam a apontar o caminho para as áreas em que a Apple pode estar reunindo suas forças antes de mais algumas. movimentos significativos.

Faltando seis semanas para a Apple iniciar sua conferência digital mundial para desenvolvedores, a WWDC, com grandes anúncios, temos, então, algum tempo até que essas e outras teorias levantadas, possam ser provadas.

Perdido por uma polegada

Antes do lançamento do renovado MacBook Pro de 13 polegadas recentemente, as especulações já haviam começado a sugerir que a linha profissional mais inferior de aparelhos portáteis da Apple veria uma atualização. Essa seria nos moldes que o modelo de 15 polegadas obteve no ano passado quando emergiu de seu casulo como o MacBook Pro de 16 polegadas.

Os rumores de um MacBook Pro de 14 polegadas, com uma tela maior e molduras menores pareciam plausíveis, mas o que a Apple lançou foi uma atualização muito mais modesta. Enquanto os modelos de ponta conseguiram novos processadores e RAM para acompanhar o Magic Keyboard e com armazenamento dobrado, os modelos low-end mal receberam atenção.

Esta não foi uma decisão de última hora: uma atualização desse tipo levaria meses. E se o MacBook Pro de 14 polegadas estivesse pronto, a empresa o teria lançado – não faria sentido segurar a novidade. Ao mesmo tempo, o lançamento de outro modelo, apenas seis meses após a última atualização, também parece curioso.

É possível que segurar um design mais substancial possa garantir um anúncio mais significativo acontecendo na plataforma Mac – talvez a tão falado transição do processador ARM? Enquanto o MacBook Pro de 14 polegadas não é o meu palpite para o primeiro Mac a avançar, a Apple iniciou uma transição com a Intel transformando o PowerBook no MacBook Pro, e a história gosta de se repetir.

iPad Pro

O iPad Pro 2020 tem uma história estranhamente semelhante. Além de alguns problemas escassos no desempenho gráfico e a adição de um sensor LIDAR, o modelo mais recente do tablet topo de linha da Apple, renovado há apenas algumas semanas, parece suspeitamente semelhante ao de 2018.

E, como no caso do MacBook Pro, o iPad Pro havia sido alvo de rumores de uma atualização mais substancial no último outono no hemisfério norte, com uma tela Mini-LED e talvez outras melhorias substanciais.

Obviamente, uma mudança de processador provavelmente não está entre as opções da linha do iPad, então a explicação para o Mac não faz sentido aqui. Dito isto, certamente existem outras tecnologias importantes que devem vir em um iPad posterior, como o 5G sem fio. 

Mas, visto que agora os rumores falam dessa atualização mais substantiva em 2021, certamente seria mais coerente que a Apple lançasse o iPad Pro 2020 para preencher a lacuna e, mais importante, para acompanhar o lançamento do Magic Keyboard.

Ataque iMac

Os Macs de mesa são um dos produtos que não veem uma atualização há algum tempo. O Mac mini foi lançado em novembro de 2018, mas como as atualizações parecem demorar anos, vimos pouca novidade por ali. E, claro, o Mac Pro ainda é novo.

Mas o iMac e o iMac Pro possuem histórias diferentes. O primeiro não vê uma atualização desde março de 2019, enquanto o segundo permanece mais ou menos inalterado desde a sua introdução em dezembro de 2017.

Alguns acreditam que o iMac Pro seria um caso único, para se manter no topo até o Mac Pro aparecer, mas dado o alto custo do desktop de alta qualidade da Apple, certamente parece que ainda há espaço na matriz de preços para o iMac Pro.

O iMac Pro parece estar pronto para atualizações próximas à WWDC em junho. É uma máquina com foco profissional, por um lado, que provavelmente atrairá um público centrado no desenvolvimento. 

Por outro lado, se uma atualização de design maior estiver chegando – como um iMac com uma tela maior e um painel menor e um iMac de 23 polegadas que pode substituir o modelo de 21 polegadas – seria estranho atualizar primeiro o iMac Pro, apenas para ter seu design rapidamente desatualizado.

Portanto, talvez o meio do segundo semestre seja um momento melhor para procurar os desktops da Apple. O iMac parece estar em um ciclo de atualização de dezoito a vinte meses no momento, de modo que isso colocaria o assunto em voga, o que se encaixa perfeitamente no recente anúncio da Intel do processador de desktop Comet Lake, que seria perfeito para um novo iMac. Supondo, é claro, que a transição do processador ARM não atinja os Macs de desktop da Apple primeiro.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.