O futuro do trabalho: Experiência do Funcionário é o novo Customer Experience

No mundo ‘trabalhe em qualquer lugar’, os líderes de negócios devem se tornar mais atenciosos sobre a experiência do funcionário

Author Photo
8:32 am - 26 de outubro de 2020

Antes que a pandemia destruísse a forma como trabalhamos, apoiar os funcionários consistia principalmente em fornecer um espaço de escritório moderno, oportunidades de desenvolvimento profissional, tecnologia móvel e plataformas colaborativas e talvez uma mesa de pingue-pongue e lanchinhos. Na maior parte, os empregadores não precisavam se preocupar muito com o que acontecia depois que os trabalhadores voltavam para casa. Isso ficou no passado, no entanto.

Após a Covid-19, as empresas tiveram que reimaginar todos os aspectos das operações, incluindo como o trabalho é feito e onde. A maioria de nós teve que aprender a trabalhar em qualquer lugar em qualquer dispositivo, e as empresas tiveram que descobrir como manter seus funcionários produtivos e as empresas seguras e resilientes em um ambiente desafiador. Mesmo que a pandemia finalmente avance para sua próxima fase, o negócio não será como antigamente. As empresas devem encontrar maneiras novas e duradouras de apoiar seus funcionários em um mundo totalmente digital, indo muito além do que faziam antes.

As empresas devem apoiar os funcionários onde quer que estejam

Quando a pandemia atingiu no início de 2020, a maioria das empresas teve que lutar para apoiar o trabalho remoto da noite para o dia em grande escala. Com o tempo, ficou claro que o acordo provavelmente não seria temporário – o mundo do trabalho em qualquer lugar felizmente veio para ficar. Em uma pesquisa global com mais de 20.000 pessoas em todo o mundo, a Salesforce descobriu que 60% dos entrevistados esperam que o trabalho remoto se torne a norma, e quase dois terços acreditam que as empresas serão mais flexíveis quanto ao horário de trabalho no futuro. É importante entender que antes da Covid, ou “BC” (Before Covid) como eu o chamo, a ideia de WFH (Work From Home) não era bem aceita. Houve problemas de confiança. A TI sentiu que a expectativa dos funcionários modernos significava que eles estavam “mimados”.

Enquanto a aceleração do teletrabalho surgiu por necessidade, muitos funcionários e empresas descobriram que trabalhar de qualquer lugar tem seus benefícios. Os empregadores muitas vezes descobrem que podem economizar custos enquanto os trabalhadores são igualmente produtivos e, muitas vezes, mais satisfeitos. E eu entendo, e vamos todos apreciar, que a produtividade pode ser a métrica errada. Mas, as pessoas não estão apenas fazendo mais trabalho, elas estão fazendo um trabalho melhor e se sentindo satisfeitas no processo por muitos motivos.

Por exemplo, a pesquisa da Salesforce descobriu que 62% das pessoas acreditam que o trabalho remoto as capacita a morar onde quiserem. Outros não estão dispostos a abrir mão da flexibilidade que garantiram para conciliar o trabalho com outras responsabilidades. Ao mesmo tempo, mais da metade dos entrevistados relataram que não trabalham exclusivamente de forma remota e três quartos dizem que o trabalho remoto está disponível apenas para alguns poucos selecionados. As empresas precisam inovar com urgência para apoiar o novo padrão de WFA (Work From Anywhere), no qual o trabalho ocorre em uma variedade de configurações e muitas vezes fora de um local.

Rumo a um modelo centrado no funcionário

No mundo do trabalho em qualquer lugar (WFA), as empresas estão tendo que se preocupar mais com a experiência do funcionário (EX). Até agora, muitos consideravam a cultura corporativa algo natural, não algo para ser elaborado com intenção. Assim como as empresas projetam a experiência do usuário e a experiência do cliente, elas agora têm a oportunidade de remodelar a experiência do funcionário de uma forma que impulsione o engajamento, a produtividade e a satisfação. Isso começa com uma mudança de mentalidade que coloca os funcionários em primeiro lugar e envolve a implantação de tecnologia e a reestruturação dos processos de negócios para priorizar o bem-estar físico e mental dos funcionários.

Aqui estão algumas medidas concretas que as empresas podem tomar para apoiar sua força de trabalho hoje:

Reestruture para flexibilidade

Muitos funcionários já queriam maior liberdade para desenvolver o trabalho em torno de outros compromissos. Agora, a necessidade de flexibilidade é mais urgente do que nunca, já que os funcionários cuidam de dependentes ou supervisionam o aprendizado à distância de crianças. Os empregadores precisam repensar as estruturas existentes para torná-las mais flexíveis. Por exemplo, algumas reuniões podem ser eliminadas ou remarcadas? Os trabalhadores podem ter mais liberdade para realizar as tarefas em horários que funcionam para eles?

Confie nos dados

A maioria das empresas emprega métodos sofisticados para avaliar como seus clientes estão se sentindo, mas poucas fazem o mesmo pelos funcionários. Historicamente, a coisa mais próxima eram pesquisas pontuais sobre satisfação. As empresas devem implementar processos e ferramentas para rastrear a experiência dos funcionários ao longo do tempo. Isso pode incluir check-ins regulares de gerentes, mini pesquisas frequentes ou tecnologia que mede o sentimento em tempo real. Assim como no design de experiência do usuário, as organizações podem avaliar como os funcionários estão interagindo com os ambientes de trabalho digital para tornar as ferramentas mais intuitivas, conectadas e eficientes. Ter os dados em mãos e acompanhá-los ao longo do tempo pode dar aos empregadores uma noção de como eles estão se saindo no que se refere a melhorar a experiência dos funcionários.

Empregue tecnologia que mantenha os trabalhadores seguros

Os trabalhadores estão justamente preocupados com os riscos de voltar ao escritório. A segurança no local de trabalho foi a principal preocupação do grupo global Salesforce pesquisado, com 79% dizendo que ela deveria ser uma alta prioridade para as empresas e 72% dizendo que a tecnologia deveria desempenhar um papel importante neste esforço. Isso começa com as divisões de acrílico, verificações de temperatura e estações de desinfecção que vemos hoje. Mas a tecnologia pode desempenhar funções que ainda não exploramos: monitorar o distanciamento físico em tempo real com visão computacional, orientar o fluxo de tráfego pelo escritório ou usar análises preditivas para TK.

Invista no bem-estar mental dos funcionários

Na pesquisa, os entrevistados apontaram a saúde mental dos funcionários como a segunda prioridade mais importante para as empresas, depois da segurança no trabalho. Enquanto trabalham em casa, os funcionários passam ainda mais tempo em suas telas, não apenas em seus empregos, mas também em suas vidas pessoais. A divisão entre horas de trabalho e tempo pessoal diminuiu ainda mais. O ambiente sempre conectado pode aumentar os níveis de estresse dos trabalhadores e reduzir sua capacidade de concentração. As empresas podem verificar o pulso da saúde mental dos funcionários, reunindo dados sobre como os funcionários estão se sentindo. Em seguida, eles podem tomar medidas para centrar proativamente o bem-estar dos funcionários, talvez reconsiderando a frequência das reuniões virtuais, permitindo o envolvimento assíncrono, sinalizando que não há problema em ignorar e-mails fora do dia de trabalho ou introduzir dias de autocuidado.

Equipar os trabalhadores com as ferramentas e habilidades necessárias para o sucesso

A mudança repentina para um mundo totalmente digital deixou muitos trabalhadores despreparados. De acordo com a pesquisa da Salesforce, mais de um terço dos trabalhadores dizem que não têm a tecnologia de que precisam para serem eficazes enquanto trabalham remotamente, e a maioria diz que não têm habilidades exigidas. Além disso, 65% dizem que o desenvolvimento da força de trabalho deve ser uma alta prioridade para as empresas e 70% dizem que a tecnologia deve desempenhar um papel importante nesse esforço. Os funcionários precisam não apenas se aprimorar nas habilidades técnicas que são críticas hoje, mas também nas habilidades sociais que estão assumindo uma nova importância, como empatia, adaptabilidade e colaboração. As empresas podem implantar tecnologia para avaliar os trabalhadores em seus níveis de habilidade atuais e atender à demanda por ajudá-los a cultivar esses recursos remotamente.

O futuro do trabalho está aqui

Muitos dos processos, ferramentas e métricas que as empresas usam hoje foram projetados para construções anteriores. No entanto, o futuro do trabalho não está apenas aqui, mas também evoluindo em tempo real. Esta é uma oportunidade de criar novos padrões de excelência operacional e felicidade, capacitação e bem-estar dos funcionários – aqueles que colocam os funcionários na frente e no centro.

As empresas que pensam proativamente sobre as experiências de seus funcionários e a cultura corporativa sempre se beneficiarão com funcionários mais engajados, produtivos e leais. No local de trabalho da WFA, priorizar a experiência do funcionário se tornou um imperativo. Em última análise, levar a sério o bem-estar dos funcionários e prepará-los para o sucesso pode impulsionar a inovação (e o ânimo) que faz as empresas prosperarem.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.