Notícias

O desafio de liderar em um mundo de transformação

O último ano desta década será marcado pela premência que terão pessoas e organizações para percorrer o árduo caminho da transição para modelos de negócio e comportamentos que reflitam o novo cenário das relações profissionais, de consumo e sociais. Principalmente no Brasil, onde as lacunas sociais e econômicas ainda são enormes.

Em parte motivada e sustentada pelo intenso desenvolvimento tecnológico, o movimento de transformação ganha uma força que o torna irreversível. Mas não é só tecnologia. A sociedade mudou muito por conta da internet e das redes sociais, mas a grande mudança está na capacidade de lidar com a diversidade de gerações nos ambientes sociais.

Em todo movimento de evolução social, a mescla de gerações é benéfica e gera o oxigênio que realimenta o processo. Esse fenômeno social tem tanta ou maior influência sobre as transformações em curso e futuras, quanto a própria tecnologia. Defino a relação da tecnologia com a nova sociedade como simbiótica. Hoje, a tecnologia permeia nossa sociedade e criou condições para uma nova ordem.

O resultado é que habitamos em um mundo onde a tecnologia faz parte do ecossistema, e o que mais impressiona é vê-la ser realimentada a partir da intensa colaboração global que a nova sociedade provê a partir de seus membros de diferentes gerações, maturidades, conhecimentos e experiências. Tudo isso catalisado por máquinas que aprendem, inteligência artificial, robôs que capturam informações, processam e são capazes de criar novas soluções e novas propostas.

As lideranças que emergem neste cenário em ebulição têm desafios únicos. Para mencionar somente três que acho dos mais relevantes para o momento atual: capacidade de gerenciar a diversidade e colaboração como ferramentas para inovar, desenvolver a habilidade de fornecer feedback em tempo real e, finalmente, estar aberto e acreditar que a tecnologia traz soluções preciosas e necessárias para que essas equipes, multidisciplinares, possam trabalhar com eficácia.

* Enio Klein é CEO da Doxa Advisers, professor de pós-graduação na Business School SP e especialista em transformação digital

Recent Posts

Gartner: as 4 principais tendências de Data & Analytics para 2024

Nem só de inteligência artificial vivem os executivos de TI das empresas. Sabendo disso, o…

4 horas ago

Tecnologias exponenciais: como elas se aplicam ao seu negócio

As tecnologias exponenciais são aquelas que demonstram rápido desenvolvimento, apresentando um potencial de transformação imenso…

5 horas ago

Rio Grande do Sul: operadoras de telefonia liberam internet grátis

As operadoras de telefonia Claro, TIM e Vivo tomaram a iniciativa de liberar o acesso…

5 horas ago

Nascidos na era verde: como contratar e reter essa geração?

Durante o IT Forum Trancoso 2024, executivos discutiram as estratégias para contratar e reter a…

6 horas ago

Entre healthtechs brasileiras, 89 aplicam inteligência artificial

As startups ativas do setor de saúde – ou healthtechs – alcançaram o número de…

7 horas ago

Humanware Journal: previsões para o mercado de tecnologia nos próximos anos

Que tal fazer um diário do futuro para que possamos revisitá-lo? Essa foi a proposta…

24 horas ago