Notícias

Novo sistema operacional da Apple prejudicará anunciantes, avisa Facebook

O Facebook publicou nesta quarta-feira (26) um texto informando que as mudanças que ocorrerão na nova versão do sistema operacional da Apple podem impactar de forma profunda o alcance dos anúncios feitos pelas empresas e, consequentemente, a receita gerada por meio desse canal. 

A funcionalidade do Facebook que será mais impactada chama-se Audience Network e é que permite aos anunciantes utilizar o mesmo público segmentado dentro da rede social em campanhas realizadas em outros sites e aplicativos. 

Acontece que o iOS 14 trará terá um sistema no qual os usuários terão que autorizar de forma ativa (clicando em um pop-up que será aberto) que aceitam que seus dados sejam utilizados para campanhas de publicidade.  

O Facebook estima que grande parte dos usuários do novo sistema decidam não autorizar a coleta de informações e, com isso, as empresas tenham um público menos segmentado nos anúncios, que acabariam convertendo menos visitas/compras. 

“Embora seja difícil quantificar o impacto para editores e desenvolvedores neste ponto com tantas incógnitas, nos testes vimos uma queda de mais de 50% na receita do editor da Audience Network quando a personalização foi removida das campanhas de instalação de anúncios de aplicativos móveis”, informou o Facebook em outra postagem.

“Na realidade, o impacto na Audience Network no iOS 14 pode ser muito maior, por isso estamos trabalhando em estratégias de curto e longo prazo para apoiar os editores nessas mudanças”, complementa o texto.

Para diminuir o impacto causado, o Facebook anunciou que está prestes a lançar um kit de desenvolvimento de software (SDK) voltado exclusivamente para o iOS 14 e pediu aos clientes que  criem uma nova conta de anúncios dedicada à execução de campanhas de anúncios de instalação de aplicativos exclusiva para usuários da atualização. Porém, a decisão não terá um impacto muito significativo quando se fala em coleta de dados. 

A medida tomada pela Apple segue em  linha com o compromisso adotado pela marca em oferecer ao usuário a maior autonomia possível no controle de como seus dados são utilizados.

Mas seria difícil que a notícia não causasse “furor”, sendo os EUA um mercado bem maduro em publicidade digital e os smartphones Apple ocupando mais de 45% de participação de mercado, de acordo com o Statista

Até o fechamento dessa matéria, a companhia de Cupertino não havia se pronunciado sobre os comentários do Facebook. 

Recent Posts

Nova IA promete revolucionar a biomedicina ao prever comportamento de moléculas

O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…

16 horas ago

TikTok lança sistema de rotulagem automática para conteúdo gerado por IA

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…

16 horas ago

Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa

A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…

17 horas ago

IA facilita reencontro de animais e tutores no RS após enchentes

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…

18 horas ago

13 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

18 horas ago

EXCLUSIVO: Konecta Brasil fatura R$ 650 mi em 2023 e quer chegar a R$ 1 bi em 2025

A Konecta Brasil, unidade brasileira do grupo espanhol especialista em relacionamento e experiência do cliente,…

19 horas ago