Nova startup do criador do Spotify aposta na prevenção de doenças com escaneamento corporal e IA
Neko Health, empresa sueca de Daniel Ek, oferece tecnologia de IA para detectar doenças precocemente e já tem lista de espera de 22 mil pessoas
A Neko Health, uma startup sueca cofundada por Daniel Ek, criador do Spotify, está expandindo suas operações para Londres, marcando sua primeira incursão internacional. A empresa foi criada com a missão de revolucionar o cuidado preventivo de saúde por meio de escaneamentos corporais anuais e insights gerados por inteligência artificial (IA). O serviço, disponível por £299, inclui uma série de testes que geram milhões de dados sobre a saúde dos clientes em áreas como o sistema cardiovascular e metabólico.
O sucesso inicial da Neko Health, em Estocolmo, onde a empresa escaneou 2.707 pessoas no primeiro ano, motivou a expansão. Após o exame realizado através da tecnologia da Neko, os resultados são discutidos em uma consulta presencial com um médico, permitindo que potenciais problemas de saúde sejam identificados e tratados precocemente. Dos clientes atendidos, 78,5% foram considerados saudáveis, enquanto 14,1% necessitaram de acompanhamento médico adicional, e 1% foi diagnosticado com condições graves que não eram conhecidas antes do exame, de acordo com informações do TechCrunch.
Leia também: SAP aposta em modernização de sistemas com Business Technology Platform e IA
A ideia para a Neko Health surgiu em 2018, quando Daniel Ek, recém-saído do sucesso da oferta pública inicial do Spotify, decidiu explorar como poderia aplicar tecnologia de ponta para resolver problemas globais de saúde. Ele entrou em contato com Hjalmar Nilsonne, que na época dirigia uma startup de monitoramento de energia, e juntos desenvolveram a proposta que culminou na Neko Health.
Mesmo em um mercado como a Suécia, conhecido por seu sistema de saúde socializado, a Neko Health conseguiu atrair milhares de clientes dispostos a pagar pelo serviço privado. Nilsonne destacou que, enquanto a maioria dos sistemas de saúde se concentra em tratar doenças já estabelecidas, a Neko está abordando uma lacuna importante ao focar na prevenção, especialmente em uma época em que o envelhecimento da população aumenta a demanda por tratamentos médicos, compartilhou Nilsonne com o TechCrunch.
A empresa acredita que sua abordagem proativa poderá aliviar a pressão sobre os sistemas de saúde, que hoje dedicam 75% dos custos ao tratamento de doenças crônicas, muitas das quais poderiam ser prevenidas ou adiadas com intervenções precoces. “A maioria das condições crônicas é totalmente evitável, ou você pode atrasá-las por décadas se tiver intervenções precoces eficazes. Mas, claro, no nosso sistema, você basicamente aparece quando já tem a doença, e então é tarde demais para revertê-la, e há muitos custos associados a isso”.
Como funciona
Na Neko Health, o processo de escaneamento começa com a orientação de um assistente, que faz algumas anotações sobre o paciente e o encaminha para uma sala onde a pessoa se veste apenas com roupa íntima, roupão e chinelos. Em seguida, um segundo assistente mede a altura e o peso do paciente antes de ele entrar em uma câmara cilíndrica equipada com 70 sensores e dezenas de câmeras. Essa câmara coleta 50 milhões de pontos de dados para criar uma imagem detalhada da saúde do paciente.
Após o escaneamento, o paciente passa para uma maca de exame onde são feitos dois escaneamentos adicionais, além de medições de pressão ocular e arterial e um teste de força de pegada. A experiência inclui também uma coleta de sangue, o único teste invasivo do processo. Tudo isso é concluído em menos de uma hora, e o paciente é então levado a uma sala de consulta para que um médico analise os resultados.
*Com informações do TechCrunch
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!