Nortel fortalece gestão com integração de pedidos do Mercado Eletrônico

A Nortel, empresa do Grupo Sonepar com mais de 50 anos de atuação no mercado de distribuição de suprimentos para instalação, investiu na integração de seus pedidos de compras com o Mercado Eletrônico para garantir a eficiência do seu alto volume de vendas.

Em busca de melhorias na gestão e aumento da satisfação de seus clientes, a Nortel iniciou o projeto de integração dos pedidos com um de seus principais clientes, o que resultou em um aumento de 35% na produtividade e reduziu em 40% os custos.

A ideia da companhia foi ganhar eficiência e reduzir trabalhos operacionais. “Nosso objetivo é prestar um serviço cada vez melhor aos nossos clientes, já que a integração promove entregas mais rápidas e com maior qualidade. Vamos otimizar o serviço e queremos agilizar o volume de 500 mil pedidos por mês, antes digitados manualmente no ERP”, contou Cezar Freire, coordenador de sistemas e negócios do Grupo Sonepar.

Antes da integração com o ME, os pedidos de compras dos 500 mil produtos cadastrados em seu sistema eram digitados manualmente no ERP. “Agora, conquistamos mais acuracidade e menos erros. Agilizamos o processo em 30%, reduzindo em 75% o tempo gasto digitando os pedidos no ERP, e conseguimos realocar parte da equipe para funções mais estratégicas”, informou Paulo Teles, diretor de TI do Grupo Sonepar.

Segundo Daniela Verissimo da Rosa, gerente de contas do Mercado Eletrônico, a maior parte das empresas fornecedoras ainda não têm seus processos automatizados, por isso, ainda não descobriram os benefícios desse tipo de ação. “Além do sistema de controle, que reúne todos os pedidos em um mesmo ambiente, é possível recebê-los de maneira mais rápida, controlar os custos, os contratos e permitir que a equipe se dedique às tarefas mais estratégicas.”

Além da evolução na produtividade, em sete meses de projeto, a Nortel também percebeu melhorias na satisfação do cliente. De acordo com Teles, a integração, que corresponde a cerca de 4 mil pedidos, afetou diretamente o lead time do processo de vendas em cerca de 72 horas: “Os itens chegam mais rápido e corretos, e a taxa de devolução, causada por erros de digitação dos pedidos no ERP, diminuiu em 40%”.

Ações futuras

Reconhecida por manter uma sólida parceria com os melhores fornecedores dos produtos que representa, o Grupo Sonepar está presente em 44 países com mais de 237 empresas. Os próximos passos do Grupo Sonepar incluem realizar o rollout desse projeto para integrar os pedidos de outros grandes sete clientes e implementar a solução nas outras empresas do grupo: Centelha, Dimensional, DW, Eletronor e Etil. Segundo o diretor de TI do Grupo Sonepar, a ponte já está construída. “Basta replicar o modelo nas demais empresas do grupo e colher os resultados.”

 

Recent Posts

Atos faz upgrade de sistema de geoprocessamento da Cemig

A Atos anunciou essa semana a conclusão de um projeto de modernização do sistema de…

1 hora ago

Tecnologia espacial da Embrapa vai mapear aquicultura no Brasil

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) planeja testar uma tecnologia de imagem por satélite…

2 horas ago

Parceiros Nutanix estão animados com oportunidades de negócios geradas após movimentações do mercado

A Nutanix, fornecedora de soluções hiperconvergentes, tem como seu modelo de negócios a venda via…

2 horas ago

A governança de dados como pilar fundamental nas organizações

A era da informação trouxe consigo um volume exponencial de dados, que se tornaram o…

3 horas ago

Deal compra controle da portuguesa Sysvision para ampliar internacionalização

A consultoria brasileira Deal anunciou essa semana a compra do controle da portuguesa Sysvision, multinacional…

3 horas ago

Ashwin Ballal assume como CIO da Freshworks

Com mais de três décadas de experiência em liderança em tecnologia e estratégia de negócios,…

19 horas ago