Notícias

“Nem parece telecom”, diz executivo da Nextel sobre revolução no atendimento

Cerca de 90% dos 10 milhões de atendimentos mensais da Nextel são realizados via plataformas digitais. Já o sistema de Unidade de Resposta Audível (URA), que anteriormente contava com 257 call flows (caminhos para cliente ter autosserviço ou chegar ao atendimento humano), com tempo de atendimento médio de 2 minutos, hoje tem apenas 25 call flows, com 25% a menos de tempo para o cliente conseguir ser atendido.

As mudanças fazem parte de uma nova estratégia digital da operadora, iniciada em 2016. Segundo Pedro Arakawa, CCO & CSO da operadora, foram implementados 30 robôs de autosserviços, sendo os principais de negociação de dívidas, cancelamento, problemas técnicas, back-office e portabilidade.

A operadora reestruturou seu modelo operacional, redesenhando todos os processos – da contratação ao cancelamento – com base na qualidade da experiência do cliente. As principais iniciativas implementadas e os resultados obtidos foram apresentados por Arakawa na última terça-feira (16/10) durante a Futurecom.

“Usamos tecnologias como deep analytics, big data, machine learning e reconhecimento de linguagem natural”, citou o executivo, se referindo às técnicas utilizadas nas plataformas digitais para entender de forma precisa o comportamento dos clientes.

A tecnologia teve papel de destaque nesse processo, com o uso de big data, bots e soluções de machine learning. Mas os resultados mais expressivos foram obtidos com iniciativas centradas nas pessoas, sendo a principal delas a criação do “Eu Resolvo”, núcleo internalizado de atendimento formado por profissionais com perfil diferente do encontrado nos call centers tradicionais e treinados para solucionar as principais demandas dos clientes no primeiro contato.

Resultados

Segundo a Nextel, as iniciativas levaram a uma melhoria expressiva dos principais indicadores de satisfação do cliente. Nos últimos 12 meses, o net promoter score (NPS) da operadora passou a ser o maior do setor e a reputação na plataforma Reclame Aqui passou a ser classificada como “Ótima” – a nota passou de 3,9 para 8,5. No mesmo período, o volume de registros direcionados à Nextel na Anatel caiu 55,2% e a operadora saltou da 13ª para a 27ª posição no ranking do Procon-SP.

“Somos um player de menor tamanho (comparado às outras grandes operadoras no Brasil). Escolhemos o próximo passo com base na transformação centrada no cliente”, afirmou. “Viram só? Nem parece uma empresa de telecom”, concluiu.

Recent Posts

Mães empreendedoras: 04 histórias de mulheres que equilibram negócios e maternidade

No mundo do empreendedorismo, onde cada passo é uma jornada de descobertas e superações, as…

2 horas ago

Nova IA promete revolucionar a biomedicina ao prever comportamento de moléculas

O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…

2 dias ago

TikTok lança sistema de rotulagem automática para conteúdo gerado por IA

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…

2 dias ago

Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa

A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…

2 dias ago

IA facilita reencontro de animais e tutores no RS após enchentes

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…

2 dias ago

13 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago