Em 5 anos à frente da Atos na América do Sul, Nelson Campelo transforma empresa

Desde sua chegada, Atos conquistou mais de 300 novos clientes com uma abordagem flexibilidade de proximidade com o cliente

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9:13 am - 26 de fevereiro de 2024
Nelson Campelo, CEO da Atos para América do Sul

Desde que assumiu o cargo de CEO da Atos para América do Sul, Nelson Campelo tem liderado a empresa com uma visão clara de expansão, inovação e fortalecimento da cultura organizacional. Completando cinco anos à frente da companhia em 2024, Campelo reflete sobre conquistas, desafios e planos futuros da Atos em uma entrevista exclusiva ao IT Forum.

“Vamos, por exemplo, ter boas surpresas em Minas Gerais. Estamos com um projeto bem grande lá”, adianta Campelo, destacando os esforços da empresa em ampliar sua presença regional. Além disso, ele destaca o posicionamento estratégico da Atos no mercado de SAP. “Estamos confiantes. Há uma corrida para a migração de SAP e faltam profissionais nessa área”, ressalta.

Desde sua chegada, Campelo implementou uma estratégia focada em aumentar a base de clientes e fortalecer a cultura organizacional. “Tínhamos receita com foco em um grupo de clientes globais, mas aumentar a base de clientes para ter projetos concebidos e desenvolvidos e implementados aqui era chave”, explica. Essa abordagem resultou em um crescimento significativo, com mais de 300 novos clientes conquistados e um aumento notável no engajamento dos colaboradores.

O CEO destaca também os esforços da empresa em desenvolver talentos e promover uma cultura de excelência. “Nosso programa de estágio é muito concorrido”, revela Campelo, completando a missão da Atos na formação constante de talentos.

O programa EstagiAtos, por exemplo, passou por uma reestruturação significativa em 2021, e desde então tem sido um ponto focal para o desenvolvimento de jovens talentos. Com uma atuação nacional, concentrada principalmente em São Paulo e Londrina, o programa já formou mais de 150 estagiários, oferecendo uma trilha de desenvolvimento abrangente que inclui cursos e orientações direcionadas para o aprimoramento de habilidades e competências essenciais.

A alta procura pelo programa é evidenciada pelo número de candidatos, com mais de cem concorrentes para cada vaga disponível. O número é comparável ao concorrido vestibular de Medicina da Fuvest, que tem uma média de 117 candidatos por vaga. Esses dados destacam não apenas a popularidade do EstagiAtos, mas também a demanda por oportunidades de desenvolvimento profissional de alta qualidade oferecidas pela empresa.

Além disso, ele revela que o escritório em Londrina como um ponto de referência em termos de atratividade para talentos de todas as gerações, enfatizando a importância de uma cultura positiva, diversa e colaborativa.

Sem uma agenda obrigatória de levar os funcionários para o escritório, a operação de Londrina, inclusive, revela, tem se destacado como um local referência para a empresa no Brasil no que diz respeito ao bem-estar e promoção de um ambiente que favorece a troca de conhecimento. “Estamos sempre com a capacidade do escritório cheia, sem nem mesmo exigir à ida para lá”, comemora.

Gestão orientada para projetos

Ao abordar os desafios enfrentados pela empresa, Campelo menciona a transição para uma gestão mais orientada para projetos e a necessidade de fortalecer sempre a qualidade dos serviços entregues. “Tivemos problemas de execução pontuais que nos trouxeram um sinal de alerta para investir na gestão de projetos, que é onde estamos agora”, admite.

Com uma operação autossuficiente e um crescimento constante, a Atos sob a liderança de Campelo tem sido referência no mercado sul-americano. “Estamos crescendo dois dígitos todos os anos”, afirma. Ele enfatiza ainda a importância de uma abordagem centrada no cliente e destaca o equilíbrio entre a força global da empresa e a agilidade local. “Procuro não ter uma organização global com amarras. Temos credibilidade com a matriz na França, o que nos permite caminhar com flexibilidade por aqui, em uma operação verdadeiramente orientada ao cliente”, pontua.

Segundo ele, os números também falam por si. A confiança depositada na Atos por aqui é exemplificada pelos impressionantes índices de satisfação dos clientes, com uma média de 9,7 em confiança e 9,5 em trabalho em equipe, esforço, segurança e adaptabilidade à mudança. Esses dados refletem não apenas a qualidade dos serviços prestados, mas também o compromisso da empresa em superar as expectativas dos clientes e garantir resultados excepcionais em todas as áreas de atuação.

Atos de olho no mercado SAP

Como uma empresa de serviços de tecnologia, olhando para o futuro, Campelo destaca planos para expandir a participação da Atos no mercado de SAP, investir em projetos de diversidade e inclusão e promover uma cultura de excelência e inovação. “Queremos crescer com qualidade e aumentar a valorização da empresa e valorizar profissionais também”, conta.

No ano passado, indica Campelo, a Atos fortaleceu sua estratégia para cloud computing, em linha com sua atuação com soluções SAP. Este ano, além de seguir nessa jornada, a empresa também está apoiando o mercado na modernização de aplicações.

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Déborah Oliveira

Editora-chefe e diretora de Conteúdo do IT Forum, Déborah Oliveira é jornalista com mais de 17 anos de experiência na área de TI. Tem passagens pelas redações da Computerworld, CIO e IDG Now!. Bacharel em Jornalismo, com graduação executiva em Marketing, e MBA em Marketing. Em 2018, foi vencedora do prêmio de melhor Jornalista de TI no Brasil, do Cecom. Em 2019 e 2020, foi destaque do mesmo prêmio na categoria Telecom. É uma das autoras do livro “Da Informática à Tecnologia da Informação – Jornalistas Contam Suas Histórias”, pela editora Reality Books, lançado em 2020.

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