Nave da Boeing faz primeiro voo tripulado até estação espacial
Starliner levou dois astronautas da NASA até a ISS. É um novo capítulo da corrida espacial privada nos EUA
Dois astronautas da agência espacial americana, a Nasa – Barry Wilmore e Sunita Williams – fizeram com sucesso na quinta (6) um acoplamento à Estação Espacial Internacional, a ISS. Eles estavam a bordo de uma nave espacial da Boeing, a Starliner, que chegou à estação 26 horas após o lançamento em Cabo Canaveral, na Flórida.
O foguete usado para o lançamento foi construído pela United Launch Alliance, uma joint venture entre a própria Boeing e a Lockheed Martin. Foi a terceira tentativa de lançamento após duas frustradas.
Leia também: Tecnologia espacial da Embrapa vai mapear aquicultura no Brasil
A Starliner transportou, além dos astronautas, cerca de 344 kg de carga para a ISS, incluindo uma bomba de água de reposição, alimentos, roupas, provisões médicas e outros. A missão de teste de voo tripulado é o auge dos esforços da Boeing para criar uma espaçonave capaz de rivalizar com a SpaceX e expandir opções dos Estados Unidos para levar astronautas para o espaço.
Já há alguns anos a agência federal norte-americana tem fomentado a colaboração de empresas privadas no programa espacial – além da Boing e da SpaceX, a Blue Origin, de Jeff Bezos, está nessa corrida.
A missão
O papel dos astronautas é monitorar a nave enquanto ela fazia manobras quase automáticas de acoplamento. No caminho, a tripulação realizou uma série de testes, incluindo voo manual da Starliner pela primeira vez.
Os dois astronautas se juntam a outros sete que vivem atualmente na estação. Eles farão diversos testes em órbita, além de experimentos científicos. Ambos passarão aproximadamente uma semana em órbita antes de voltar para a Terra.
Kay Sears, VP e diretor-geral da unidade de espaço, inteligência e armamentos da Boeing, comemorou. “É incrível e gratificante juntar-se à frota de naves espaciais comerciais capazes de realizar serviços de transporte tripulado de e para a estação espacial da NASA”.
* com informações da CNN
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!