Natura experimenta IA generativa da SAP no S/4HANA
Segundo fabricante alemã, empresa brasileira de cosméticos é uma das primeiras da América Latina a usar a tecnologia
A SAP e a Natura anunciaram essa semana que a empresa de cosméticos brasileira é uma das primeiras na América Latina a usar IA generativa da fabricante alemã em aplicações de gestão de processos. As empresas trabalharam juntas na jornada da tecnologia por três semanas, entre maio e junho deste ano.
O resultado foi apresentado por Cristina Palmaka, presidente da SAP para América Latina e Caribe durante o SAP NOW Brazil, evento da empresa alemã que ocorre essa semana em São Paulo, capital.
O projeto começou com uma imersão da equipe da Natura no SAP Discovery Center para conhecer as vantagens da IA generativa e as possibilidades criadas ao empregar grandes modelos de linguagem (LLMs). A equipe da Natura experimentou o recurso e apresentou internamente as vantagens da aplicação da tecnologia.
Leia também: Maioria dos profissionais brasileiros está insatisfeito com o salário, segundo pesquisa da Michael Page
Em seguida, houve duas fases de exercício: a primeira consistiu em vetorizar os dados da empresa no SAP S/4HANA; a segunda foi a liberação do acesso para a Natura no hub generativo de IA na infraestrutura SAP AI Core, que disponibiliza vários LLMs. A ferramenta funciona como uma habilitadora, incentivando o time a criar e inovar, diz a SAP.
Em meio a implementação do SAP S/4HANA nas plantas da Natura no Brasil e em países da América Latina, o time interno da empresa testou a utilização da IA. Michael Uhlig, gerente de tecnologia e especialista em SAP Business Technology Platform na Natura, diz que a experiência uniu teoria e prática, demonstrando as vantagens da tecnologia.
Ulig conta que o conhecimento em desenvolvimento de software e a visão de um colega de infraestrutura de banco de dados ajudaram a alcançar uma experiência “única”.
‘Acredito que a ferramenta apoia na criação de estratégias de negócios mais certeiras na grande operação que a Natura mantém. Queremos expandir essa prática para termos cada vez mais empresas utilizando as tecnologias mais disruptivas que a SAP pode oferecer”, diz em comunicado Matheus Souza, CIO da SAP para América Latina e Caribe.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!