Nasdaq testa bitcoin em suas operações

Author Photo
11:04 am - 21 de maio de 2015
Nasdaq testa bitcoin em suas operações
De olho no futuro e com o objetivo de transformar a negociação de ações, a Nasdaq, de Nova Iorque, está testando o uso da tecnologia por trás da moeda digital bitcoin, segundo o jornal The Wall Strett Journal. 

Caso o experimento seja bem-sucedido, a intenção da Nasdaq é batizar a tecnologia de blockchain. Para Robert Greifeld, diretor-presidente da Nasdaq, a moeda é uma evolução natural para administrar títulos físicos e tem potencial de beneficiar todo o mercado de capitais.

O projeto-piloto será colocado em prática no Nasdaq Private Market, mercado em formação lançando em janeiro de 2014 para lidar com negociações prévias à abertura de capital de empresas, entre outras companhias de capital fechado, que já conta com 75 companhias privadas.

Geralmente, a negociação de vendas e transferências de ações em empresas de capital fechado é realizada principalmente por meio sistemas informais, como planilhas. A ideia é substituir o processo pela blockchain. 

No novo cenário, a moeda virtual é atualizada e verificada por uma rede global de PCs para que possa verificar sua autenticidade. Com ela, a verificação de informações não precisa ser feita por bancos.

A liquidação em tempo real tem sido um desejo dos reguladores e investidores porque reduziria o risco de descumprimento de alguma das partes e liberaria bilhões de capital que são reservados durante o período de espera.
Especialistas alertam, no entanto, que o software por trás da bitcoin não é capaz de lidar com o aumento expressivo no armazenamento de dados que o sistema de liquidação de Wall Street exige. 

Além disso, os reguladores se preocupam com o status de anonimato dos chamados ‘mineiros’ do bitcoin que coletivamente administram o sistema. A preocupação gira em torno da possibilidade de existirem participantes mal-intencionados que podem dominar a rede de mineração e destruir a integridade do sistema de verificação.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.