Notícias

Nancy Abe: a boa liderança precisa saber contar com seu time

Aos 25 anos de idade, Nancy Abe, recebeu um dos primeiros grandes conselhos que levaria para toda a sua carreira e liderança. “Eu era uma pirralha”, lembra aos risos, “o mais novo da minha equipe tinha mais de 50 anos. Era um time que de idade e senioridade era muito mais do que eu e eu tinha toda a insegurança de início de carreira. Mas eu fui aprendendo muito com meu próprio time”.

Já passava do horário do expediente e Nancy se mantinha em um ritmo intenso na frente do computador, recorda ela em entrevista à CIO Brasil. “Todo mundo tinha ido embora e um dos analistas, antes de também ir, veio falar comigo”, conta ela para, na sequência, parafraseá-lo: “Nancy, quando um chefe fica trabalhando e o resto da equipe vai embora, tem alguma coisa errada. Ou você tem um problema na equipe ou o problema é você”, diz a executiva como se revivesse a própria cena que marcou a memória. “E ele falou, olha, imagino o que se passa na sua cabeça com a sua idade, liderando um monte de macaco velho, mas você tem de aprender a contar com a gente. Se você está neste cargo é porque você tem um diferencial que nós não temos”, acrescenta Nancy. “São pequenas coisas que vão acontecendo na carreira da gente e você, aos poucos vai aprendendo”, conta.

Nancy Abe, CIO do Grupo NotreDame Intermédica, diz que tinha uma única certeza quando concluiu o colégio técnico em São Paulo, cidade natal: “eu não ia fazer Engenharia”, diz aos risos. Um estágio no SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) e a convivência com colegas em Análise de Sistemas, entretanto, abriram os horizontes para seguir uma faculdade e carreira em Tecnologia da Informação. Desde cedo, ela se deu conta de que a tecnologia poderia se beneficiar com algo que ela buscava explorar: o lado humano. “Sempre junto do usuário, junto do cliente, de buscar a parte da gestão”, exemplifica a executiva.

A carreira poderia ser dividida em duas fases. A primeira, onde atuou do lado do fornecedor de tecnologia, com passagens pela Origin, atual Atos, e IBM. Enquanto trabalhava na Origin, teve a oportunidade passar um período nos Estados Unidos. Já na segunda fase da carreira, Nancy passou a atuar da perspectiva do cliente de tecnologia. A experiência no setor financeiro veio na atuação de uma empresa de Processamento de Cartões de Crédito e posteriormente, quando assumiu a TI, do Banco Cacique, do Grupo Societe Generale. Ela conta que havia uma indústria que nela desejava se desenvolver. “O fato de querer ir para a área de saúde, era porque eu via que era uma indústria que tinha ficado para trás em relação à TI e eu via que era um segmento que ia demandar muito da tecnologia. Quando eu vim para a NotreDame, eu vi que tinha muita coisa para a TI fazer e hoje vemos que é uma área que, mundialmente, vem recebendo bastante foco da tecnologia”.

Quebrar paradigmas

O mês de março de 2020 inaugurou um novo capítulo na carreira para a maioria dos líderes corporativos no Brasil. A pandemia da covid-19 caminhava para atingir números recordes, assim como a preocupação dos colaboradores demandava um rápido posicionamento das lideranças. Ao mesmo tempo, manter a operação coesa e engajada à distância desafiou uma cultura organizacional que, até então, confiava na presença física dos pares. “A pandemia fez com que a gente tivesse de entregar projetos e priorizar outros para conseguir dar conta. Tivemos de quebrar alguns paradigmas do setor”, ressalta. A operadora de saúde NotreDame Intermédica precisou em poucos dias acelerar projetos digitais para oferecer aos beneficiários. “Em 15 dias, colocamos uma solução de telemedicina no ar”, exemplifica.

Outro desafio que a pandemia trouxe para a NotreDame Intermédica e refletiu na equipe da TI liderada por Nancy foi a adoção do home office para toda a organização. “Não era cultura da empresa. Em 15 dias, colocamos mil colaboradores trabalhando de casa. Tivemos de buscar notebook no mercado, contratar solução de VDI para garantir a segurança do acesso do colaborador. Foram 20 dias que a TI trabalhou tanto e tão focada que eu nunca vi uma produtividade tão grande do meu time e dos parceiros. Foi fantástico”, lembra.

O maior desafio da carreira

Apesar de todos as demandas provocadas pela pandemia do coronavírus, Nancy diz que o maior desafio da carreira não pode ser diretamente associado às rupturas trazidas pelo novo cenário. “Entregar máquinas, instalar sistemas, é algo que você faz no dia a dia. Acho que o maior desafio é quando você lida com pessoas”, diz.

Um desafio que aumenta em tempos de isolamento, pois conduzir projetos que envolvam várias áreas da organização, exige muita criatividade, energia e sensibilidade, diz Nancy.

Trata-se de um projeto que envolve todas as áreas da organização, diz Nancy. “São pessoas que a gente tem de manter engajadas para um projeto sair. Para desenhar um modelo novo e tudo remotamente. Esse negócio de sair colando post-it na parede não rola mais, pois você está em casa e outras pessoas também estão”, conta.

Para ela, novamente, um time coeso reforça que os desafios são possíveis de serem superados: “é um time que, além de conhecer muito de saúde, é muito comprometido. Apesar da correria e do cansaço, é um pessoal que se engaja e não tem corpo mole”.

Liderança cobra empatia e humildade

Se a Nancy de 25 anos precisou ouvir do seu time sênior que era possível ter nele seus aliados, a CIO de hoje diz seguir o conselho. O aprendizado é mútuo. “Ter a responsabilidade de cuidar do crescimento da carreira do seu time, isso é muito legal. Eu curto muito dar feedback, ver o seu colaborador se mexendo, crescendo. Acho isso fantástico”, conta. “Outra vivência que define muito o que sou hoje, foi ter praticado softball (beisebol para mulheres) por 12 anos. Ali desenvolvi minha resiliência, a liderança e o atuar de forma coletiva”.

Na NotreDame Intermédica, as lideranças também trabalham para preparar sucessores. “Formar um sucessor não é uma coisa fácil”, diz. “O meu sucessor perguntou se eu não gostaria de fazer mentoring”, recorda. “Eu já fiz mentoring na vida, mas nunca para estar no meu lugar. É muito próximo, pois se você indicou um sucessor, é alguém que você sabe que está muito próximo da sua competência. Então, eu pensava, que não tinha muito a ser trabalhado. E falei, será que eu tenho alguma coisa a agregar? E ele disse: claro que tem, se não eu estaria aí e você no meu lugar”, reproduz Nancy.

Com a mentoria, a executiva diz que aprende muito, pois há na dinâmica muita troca de experiências e perspectivas. “Você aprende, pois está vendo com outros olhos. É uma experiência que força você a crescer”.

Entrar para a indústria de saúde também foi um desafio inicial que, no dia a dia, foi sendo superado junto de sua equipe. “Eu falo para eles, sozinha não vou a lugar nenhum. Então, todos nós estamos no mesmo barco e todo mundo rema no mesmo compasso. É um time que está indo muito bem e me dá muito prazer ver essa evolução e este reconhecimento”, finaliza Nancy.

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

18 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

19 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

20 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

21 horas ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

23 horas ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

24 horas ago