Mundo analítico: os robôs podem ameaçar o seu emprego?

O quanto você é estratégico para a empresa em que trabalha? Até que ponto robôs poderão roubar o seu emprego? Essas são algumas das indagações que surgem ao refletirmos sobre a velocidade em que a robotização se expande em diversas indústrias ao garantir mais eficiência e redução de custos.

Outro ponto a ser considerado é a dificuldade de encontrar pessoas qualificadas, especialmente no mercado de TI, o que pode ser visto como uma grande ameaça neste sentido, conforme ressaltou Vagner Assis, cofundador da InQuesti, durante sua apresentação “Mundo mais analítico”, realizada nesta terça-feira, 7, no IT Forum Expo 2017.

O executivo deu alguns exemplos de que a substituição de profissionais por robôs não é uma realidade muito distante. A Forbes já utiliza softwares para criação de matérias na seção de ações e bolsa de valores, substituindo jornalistas, enquanto hotéis no Japão automatizaram muitas funções antes realizadas por humanos, como a recepção de hóspedes e armazenamento de bagagens.

“Estar em constante aperfeiçoamento neste mundo analítico ajudará o profissional a fazer as melhores perguntas, ser mais estratégico e criativo. Não podemos esquecer que a criatividade é exclusiva do ser humano, uma vantagem em relação às máquinas”, disse.


Conhecimento em dados

O conhecimento de dados, ainda de acordo com Assis, será uma habilidade indispensável que poderá ajudar qualquer profissional a ser mais completo e, principalmente, não perder seu emprego para um robô. “As pessoas com conhecimento em dados são as que permanecerão nas empresas”, comentou, acrescentando que ao ignorar os dados, cairemos nas tarefas repetitivas e mecânicas, que podem ser facilmente robotizadas.

Diante deste cenário desafiador, a própria inQuesti nasceu com o propósito de apoiar seus clientes, proporcionando novas formas de enxergar as informações. A empresa oferece soluções, treinamento e consultoria especializada em análise e gerenciamento de dados.

 

Recent Posts

OpenAI enfrenta novas queixas de privacidade na UE

A OpenAI encontra-se novamente no centro das atenções devido a preocupações crescentes com a privacidade…

1 hora ago

Acordo bilionário entre Google e Apple está sob escrutínio antitruste

Um caso antitruste em curso nos Estados Unidos revelou um acordo financeiro substancial entre o…

2 horas ago

Afya adquire Unidompedro e Dom Luiz e expande vagas em Salvador

A Afya, empresa de educação e soluções médicas mineira, anunciou na semana passada a aquisição…

4 horas ago

Pesquisa: empresas confiam em jornada de IA, mas subestimam problemas

Uma pesquisa encomendada pela Hewlett Packard Enterprise (HPE) indica que quase metade (44%) dos líderes…

5 horas ago

Object First anuncia expansão no Brasil e América Latina

Cerca de um ano após lançar operações nos Estados Unidos e no Canadá, a Object…

6 horas ago

Fundo sueco EQT Partners vai adquirir a WSO2

A WSO2, empresa americana de tecnologia conhecida pelo uso de código aberto, anunciou no começo…

7 horas ago