Mundo analítico: os robôs podem ameaçar o seu emprego?

Author Photo
11:54 pm - 07 de novembro de 2017

O quanto você é estratégico para a empresa em que trabalha? Até que ponto robôs poderão roubar o seu emprego? Essas são algumas das indagações que surgem ao refletirmos sobre a velocidade em que a robotização se expande em diversas indústrias ao garantir mais eficiência e redução de custos.

Outro ponto a ser considerado é a dificuldade de encontrar pessoas qualificadas, especialmente no mercado de TI, o que pode ser visto como uma grande ameaça neste sentido, conforme ressaltou Vagner Assis, cofundador da InQuesti, durante sua apresentação “Mundo mais analítico”, realizada nesta terça-feira, 7, no IT Forum Expo 2017.

O executivo deu alguns exemplos de que a substituição de profissionais por robôs não é uma realidade muito distante. A Forbes já utiliza softwares para criação de matérias na seção de ações e bolsa de valores, substituindo jornalistas, enquanto hotéis no Japão automatizaram muitas funções antes realizadas por humanos, como a recepção de hóspedes e armazenamento de bagagens.

“Estar em constante aperfeiçoamento neste mundo analítico ajudará o profissional a fazer as melhores perguntas, ser mais estratégico e criativo. Não podemos esquecer que a criatividade é exclusiva do ser humano, uma vantagem em relação às máquinas”, disse.


Conhecimento em dados

O conhecimento de dados, ainda de acordo com Assis, será uma habilidade indispensável que poderá ajudar qualquer profissional a ser mais completo e, principalmente, não perder seu emprego para um robô. “As pessoas com conhecimento em dados são as que permanecerão nas empresas”, comentou, acrescentando que ao ignorar os dados, cairemos nas tarefas repetitivas e mecânicas, que podem ser facilmente robotizadas.

Diante deste cenário desafiador, a própria inQuesti nasceu com o propósito de apoiar seus clientes, proporcionando novas formas de enxergar as informações. A empresa oferece soluções, treinamento e consultoria especializada em análise e gerenciamento de dados.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.