Multicloud está mudando a visão dos provedores de tecnologia, diz Larry Ellison

Fundador da Oracle comentou sobre próximos passos da empresa

Author Photo
7:24 pm - 18 de outubro de 2022
Larry Ellison Larry Ellison

O cenário multicloud já é uma realidade para grande parte das companhias no mundo. Para Larry Ellison, fundador e CTO da Oracle, as empresas estão prontas para esse universo e para comprar infraestrutura e serviços de cloud. E isso está mudando a visão dos provedores de tecnologia, incluindo a Oracle.

Segundo o executivo, os provedores de serviço começaram a ter novos serviços em multicloud. “Nós decidimos não deixar disponível apenas em nossa coud, mas também em outras nuvens. Mas, por que não conectar as nuvens e, se você tem uma nuvem, usar os serviços em outra? Os consumidores passam a ter opções e nós acreditamos que esse é o rumo que o mundo irá.”

Essa visão é o fio condutor do lançamento da empresa no evento Oracle CloudWorld, em Las Vegas. O Oracle Alloy é uma nova plataforma de infraestrutura em nuvem que permite provedores de serviços, integradores e fornecedores independentes de software (ISVs) e outras organizações, como instituições financeiras ou operadoras de telecomunicações, se tornem provedores de nuvem e lancem novos serviços de nuvem para seus clientes.

Leia também: Adrián Durán: faltam empresas que queiram capacitar profissionais

Com a ferramenta, as companhias podem oferecer um conjunto completo de serviços de nuvem, personalizar a experiência e empacotar serviços adicionais de valor agregado e aplicações para atender às necessidades específicas de seus mercados e verticais do setor. Também é possível usá-lo de forma independente em seus próprios data centers e controlar totalmente suas operações para atender melhor a requisitos regulatórios específicos.

Provedores de serviços, integradores e ISVs poderão fazer parceria com a Oracle Cloud Infrastructure (OCI) para fornecer aplicações e serviços personalizados para setores, mercados e estipulações regulatórias ou governamentais específicos. A Oracle promete que o Alloy permitirá que eles se tornem provedores de nuvem e inovem mais rapidamente com mais personalização e controle. Por exemplo, poderão atender o setor público e outros setores que desejam manter as cargas de trabalho no país e operar suas nuvems de forma independente.

A plataforma oferece, ainda, os mesmos serviços de infraestrutura e plataforma que estão disponíveis na nuvem pública da OCI (Oracle Cloud Infrastructure).

Larry também frisou que ainda há muito a se fazer, mas que as inovações precisam ser feitas em pouco tempo, sem gastar muito e com muita segurança. “Não podemos perder dados ou quebrar sistemas. As ferramentas precisam ser fáceis de usar e precisam ser entregues dez vezes mais ágeis, isso foi algo que aprendemos na pandemia. E não temos como fazer isso sozinhos, precisamos ter parceiros.”

* a jornalista viajou para Las Vegas a convite da Oracle

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.