Adrián Durán, da Oracle: faltam empresas que queiram capacitar profissionais

Vice-presidente de aplicativos e indústrias da Oracle América Latina conta com detalhes novo programa de capacitação gratuito da empresa

Author Photo
11:00 am - 19 de setembro de 2022
Adrián Durán, vice-presidente de aplicativos e indústrias da Oracle América Latina Adrián Durán, vice-presidente de aplicativos e indústrias da Oracle América Latina

A falta de profissionais de tecnologia – agravada durante a pandemia – foi o impulsionador da Oracle para lançar o SaaS Business Process Certifications, um programa gratuito de treinamento e certificação nas aplicações da empresa.

“A gente conseguiu juntar e fazer do limão uma limonada. Estamos crescendo muito, não somente numericamente, mas qualitativamente também. Nossas soluções SaaS estão crescendo muito. Nosso maior sonho é poder democratizar o conhecimento. Para isso, precisamos colocar mão de obra qualificada no mercado”, resumiu Adrián Durán, vice-presidente de aplicativos e indústrias da Oracle América Latina, em entrevista exclusiva ao IT Forum.

Para o executivo, em um momento de desemprego e tão complicado da economia, há um apelo social no programa. “Nossa responsabilidade não é só em fornecer aplicações, vai um pouco além. Tem a ver com que possamos certificar de alguma maneira o valor que nosso cliente usufrui pela implementação da aplicação. Não adianta ter a melhor aplicação se não consigo que meus clientes usem e estejam convencidos disso. E qual a chave para ele usufruir? São as pessoas com conhecimento. Está faltando mais empresa que queira fazer isso. Temos uma responsabilidade de fazer mais e reclamar menos”, diz ele.

Leia mais: Oracle lança área dedicada a experiência de clientes na nuvem

A meta da Oracle é capacitar 50 mil profissionais em toda a América Latina, de forma gratuita. A expectativa, diz o executivo, é o que o Brasil represenfte 50% desse número – alcançando 25 mil pessoas formadas.

“Essa é a primeira região do mundo com um programa como esse. Essa é uma história até engraçada, pois era uma hora da manhã no Brasil e eu tive a ideia maluca de capacitação. Disse para o time que precisávamos democratizar e investir no conhecimento futuro”, revela o VP.

O programa é destinado a profissionais e estudantes já atuantes que buscam agregar uma certificação que lhes dê uma projeção de mercado. Por meio dessa iniciativa, qualquer pessoa em nossa região terá acesso ilimitado e gratuito por 90 dias a todos os cursos virtuais e sob demanda para aplicativos em nuvem da Oracle.

“Os alunos aprenderão os processos de negócios que são suportados pelos nosso apps. Desde a aquisição até o pagamento, quais são os processos que os aplicativos Oracle SaaS, por exemplo, suportam”, comenta Adrián.

O Oracle SaaS Business Process Certifications fornece acesso a conhecimentos relevantes sobre os principais processos de negócios (finanças e planejamento, gestão de capital humano, experiência do cliente e vendas) que são habilitados pelos aplicativos em nuvem da Oracle, bem como tecnologias avançadas, como inteligência artificial ou IoT (Internet das Coisas).

O novo programa inclui três focos de treinamento em finanças, experiência do cliente e recursos humanos, e fornece conhecimento profundo dos aplicativos em nuvem da Oracle e dos principais processos de negócios que os acompanham.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 04 de dezembro nesse site.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.