Morre Ethevaldo Siqueira, jornalista pioneiro no setor de tecnologia

Ethevaldo Siqueira tinha 90 anos e sofria de leucemia, câncer que afeta a formação de célular sanguíneas

Author Photo
9:41 am - 17 de outubro de 2022
Ethevaldo Siqueira

Morreu nesta segunda-feira (17), em São Paulo, o jornalista, escritor e especialista em tecnologia Ethevaldo Siqueira. De acordo com informações da Rádio CBN, Siqueira sofria de leucemia, câncer que aflige a formação de célular sanguíneas. Ele tinha 90 anos.

Siqueira foi referência do jornalismo de tecnologia e telecomunicações no Brasil. Nascido em Monte Alto, no interior de São Paulo, se formou na primeira turma de jornalismo da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo, criada em 1966.

O jornalista escreveu jornal O Estado de S. Paulo e, entre os anos de 1967 e 2012, atuando como repórter, editor, repórter especial e colunista. Também foi colaborador da Revista Veja, comentarista da Rádio CBN, fundador de revistas RNT e Telepress Latinoamerica e profesor de tecnologia da informação e teletemática do custo do jornalismo da ECA-USP.

Na IT Mídia, foi editor da Revista Telecom Negócios – lançada em 2001 e descontinuada em 2003.

Durante sua trajetória, publicou uma série de livros sobre comunicação e tecnologia, incluindo “A Sociedade Inteligente: Sobre a Revolução das Telecomunicações, dos Computadores e dos Robôs” (Bandeirante, 1987), “Três Momentos da História das Telecomunicações no Brasil” (Dezembro Editorial, 1998), “Brasil: 500 anos de Comunicações – A eterna busca da liberdade” (Dezembro Editorial, 2000) e “Como Viveremos” (Saraiva, 2004).

Siqueira foi também reconhecido, ao longo de sua carreia, por uma série de prêmios. Entre eles estiveram o prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica do CNPQ (1985), o prêmio Telesp de Comunicações (1979), o Prêmio Ministério das Comunicações de Telecomunicações (1974), o Prêmio Esso de Jornalismo (1968 e 1978), e o Comunique-se (2007).

*Com informações de Rádio CBN

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.