Morre Aleksandar Mandic, pioneiro da internet comercial brasileira

Fundador da MANDIC BBS e do iG, executivo tinha 66 anos. Foi um dos primeiros a explorar comercialmente um provedor de acesso no país

Author Photo
8:30 pm - 06 de maio de 2021
Aleksandar Mandic

Morreu nesta quinta-feira (6), aos 66 anos, Aleksandar Mandic, empreendedor e um dos pioneiros da internet no Brasil. O executivo ficou conhecido pelo MANDIC BBS, software para troca de mensagem e arquivos muito usado quando a internet chegou ao Brasil.

Filho de mãe russa e pai sérvio, foi um dos primeiros empresários a explorar comercialmente um provedor de acesso no país, nos anos 90. Também ajudou na fundação do iG, um dos primeiros serviços gratuitos de acesso à web discada.

A morte foi confirmada por um dos filhos do executivo em uma rede social. A causa não foi divulgada, mas pessoas próximas confirmam que Mandic aguardava um transplante de medula por conta de uma leucemia. A doença apareceu pouco tempo após o empresário se recuperar da COVID-19, doença que o inclusive levou a ser internado.

Leia mais: Positivo anuncia investimento na startup de suporte EuNerd

Atualmente, ocupava o cargo de CEO da WiFi Magic, empresa cujo aplicativo reúne senhas de WiFis públicos.

Carreira

Começou a carreira profissional na Siemens em 1972, atuando com automação industrial e usando computadores. Em 1990 deixou a empresa alemão para fundar a MANDIC BBS, quando sequer havia internet oficialmente no país. O sistema usava uma linha telefônica extra que havia em sua própria casa.

Em 1996, passou a explorar comercialmente o acesso à internet no Brasil. A MANDIC BBS foi vendida no fim dos anos 90 para a argentina O Site. E em janeiro ajudou a fundar o iG, onde foi vice-presidente até 2001.

Pouco depois refundou a própria empresa, dessa vez como mandic:mail e com foco em soluções de correio eletrônico. Em 2012, com a empresa evoluindo para um provedor de serviços em nuvem, a Mandic foi vendida para o Riverwood Capital por R$ 100 milhões. Recentemente a empresa mudou de mãos novamente, e foi comprada pelo Grupo Claranet por um valor não divulgado.

Em 2013 Mandic criou um aplicativo para armazenar e compartilhar senhas de Wi-Fi públicos que os usuários frequentassem, o Mandic Magic, depois renomeada WiFi Magic. Mandic era o CEO da empresa até a data de sua morte.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.