STF: Moraes volta atrás sobre bloqueio de VPN após suspensão do X

Ministro do STF suspende restrições a VPNs, mas mantém multa de R$ 50 mil para quem tentar acessar o X durante suspensão

Author Photo
3:42 pm - 31 de agosto de 2024
Imagem: Carlos Moura/SCO/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), recuou parcialmente da decisão que determinou a suspensão da rede social X no Brasil.

No final desta sexta-feira (30), Moraes decidiu suspender a ordem que obrigava as lojas virtuais Apple Store e Google Play a bloquearem o download de aplicativos de redes privadas virtuais (VPN).

Leia também: João Brant, secretário de Políticas Digitais: ‘Está cristalino o interesse dele [Musk] em se colocar como porta-voz da extrema-direita’ 

Entenda a decisão

Moraes havia inicialmente determinado que o X fosse suspenso e que o acesso a aplicativos de VPN fosse restrito para evitar a continuidade da utilização da plataforma no Brasil. No entanto, o ministro decidiu reverter essa parte da decisão para evitar “eventuais transtornos desnecessários e reversíveis a terceiros”.

A suspensão total do X continua em vigor até que todas as ordens judiciais sejam cumpridas, que as multas sejam pagas e que seja indicado um representante legal no país. Além disso, Moraes estabeleceu uma multa de R$ 50 mil para quem tentar acessar o X durante a suspensão, aplicável tanto a pessoas físicas quanto jurídicas.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi incumbida de realizar a suspensão e deverá informar a Corte sobre as ações tomadas em até 24 horas.

*Com informações do O Globo

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.