Moraes determina que PF investigue megavazamento de dados

Ministro quer investigação sobre vazamento e possível venda de dados de integrantes do STF

Author Photo
3:42 pm - 04 de fevereiro de 2021
Nelson Jr./SCO/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou à Polícia Federal nesta quarta-feira (03) que seja investigado o megavazamento de dados sigilosos de ministros da Corte e autoridades.

No despacho, o ministro determina que um relatório elaborado por perito analisando a divulgação, e que identifica endereços eletrônicos que estariam comercializando ilegalmente os dados, seja autuado no Supremo como Petição autônoma e sigilosa.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre o megavazamento de dados

Moraes destaca ainda que a comercialização de informações e dados de membros do Supremo atinge diretamente a intimidade, privacidade e segurança pessoal de seus integrantes.

“Há, portanto, a necessidade de fazer cessar lesão ou ameaça de lesão a direito, visando interromper o incentivo à quebra da normalidade institucional,  concretizado por meio da divulgação e comercialização de dados privados e sigilosos de autoridades”, determina.

O processo será relatado também por Alexandre de Moraes, que é relator do inquérito que apura ofensas e ameaças aos ministros do STF.

Na última segunda-feira (01), o presidente do STF, Luiz Fux, já havia pedido providências em relação à possível comercialização de dados dos magistrados da Corte. Foram enviados ofícios ao ministro da Justiça, André Mendonça, e ao ministro Alexandre de Moraes.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.