Categories: Notícias

Ministro das comunicações: PMEs irão ajudar na universalização da internet

O ministro das Comunicações, André Figueiredo, afirmou que os pequenos e médios provedores serão peça-chave para ajudar na universalização da internet.
“O avanço do processo de inclusão digital no Brasil está diretamente relacionado ao desenvolvimento e à expansão da infraestrutura de acesso à internet pelas empresas de pequeno e médio porte, sobretudo em localidades de menor atratividade econômica”, disse ele, durante o 21º Encontro Regional de Provedores do Nordeste, que aconteceu na última sexta-feira (1/4), em Fortaleza (CE).
Responsáveis por 22% das conexões por banda larga fixa em todo o Brasil, essas empresas permitiram uma evolução do serviço, porque conseguem chegar a lugares onde as grandes operadoras não oferecem cobertura. De acordo com a pesquisa TIC Provedores, publicada em 2012, elas correspondem a mais de 99% do total de participantes do setor, com quase quatro milhões de acessos em alta velocidade.
Investimentos
Também durante o encontro, que reuniu mais de 1,3 mil representantes de companhias, o ministro comentou sobre iniciativas que estão sendo feitas no setor, no sentido regulatório, para ajudar na evolução do cenário.
Figueiredo destacou o Plano Geral de Metas de Competição (PGMC), o qual “dá mais transparência e isonomia entre as empresas”, comentou, valorizando a participação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Outro tema dos debates foi a liberação, no ano passado, da participação de pequenos provedores no leilão de frequências licenciadas. Foram disponibilizados lotes municipais de faixas de 2,5 gigahertz (GHz), além de um lote de 1,8 GHz na região metropolitana de São Paulo.
Para Figueiredo, “o principal objetivo é ampliar a cobertura de serviços de telecomunicações e incentivar a participação de empresas de menor porte ou mesmo de empresas que ainda não atuam com telecomunicações”, explicou o gestor da pasta, que estava acompanhado do diretor de Desenvolvimento Sustentável do Banco, Francisco das Chagas Soares.

*Com informações do MiniCom

Recent Posts

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

5 horas ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

6 horas ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

6 horas ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

23 horas ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

1 dia ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

1 dia ago