Ministro das comunicações: PMEs irão ajudar na universalização da internet

Author Photo
11:00 am - 04 de abril de 2016
Ministro das comunicações: PMEs irão ajudar na universalização da internet
O ministro das Comunicações, André Figueiredo, afirmou que os pequenos e médios provedores serão peça-chave para ajudar na universalização da internet.
“O avanço do processo de inclusão digital no Brasil está diretamente relacionado ao desenvolvimento e à expansão da infraestrutura de acesso à internet pelas empresas de pequeno e médio porte, sobretudo em localidades de menor atratividade econômica”, disse ele, durante o 21º Encontro Regional de Provedores do Nordeste, que aconteceu na última sexta-feira (1/4), em Fortaleza (CE).
Responsáveis por 22% das conexões por banda larga fixa em todo o Brasil, essas empresas permitiram uma evolução do serviço, porque conseguem chegar a lugares onde as grandes operadoras não oferecem cobertura. De acordo com a pesquisa TIC Provedores, publicada em 2012, elas correspondem a mais de 99% do total de participantes do setor, com quase quatro milhões de acessos em alta velocidade.
Investimentos
Também durante o encontro, que reuniu mais de 1,3 mil representantes de companhias, o ministro comentou sobre iniciativas que estão sendo feitas no setor, no sentido regulatório, para ajudar na evolução do cenário.
Figueiredo destacou o Plano Geral de Metas de Competição (PGMC), o qual “dá mais transparência e isonomia entre as empresas”, comentou, valorizando a participação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Outro tema dos debates foi a liberação, no ano passado, da participação de pequenos provedores no leilão de frequências licenciadas. Foram disponibilizados lotes municipais de faixas de 2,5 gigahertz (GHz), além de um lote de 1,8 GHz na região metropolitana de São Paulo. 
Para Figueiredo, “o principal objetivo é ampliar a cobertura de serviços de telecomunicações e incentivar a participação de empresas de menor porte ou mesmo de empresas que ainda não atuam com telecomunicações”, explicou o gestor da pasta, que estava acompanhado do diretor de Desenvolvimento Sustentável do Banco, Francisco das Chagas Soares.

*Com informações do MiniCom

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.