Categories: Notícias

Migração para nuvem pública exige cautela, alerta Gartner

Cautela e boa análise para migração para o modelo de infraestrutura como serviço (IaaS, na sigla em inglês). É o que recomenda o Gartner aos CIOs que buscam enviar suas cargas de trabalho para a nuvem.
O instituto de pesquisas lembra que IaaS oferece mais funcionalidades do que uma estrutura interna de TI, em especial quando combinada a uma plataforma como serviço (PaaS). Contudo, alerta, investir nesse tipo de solução pode não ser economicamente satisfatório para aquelas empresas que preferem (ou precisam) reduzir suas despesas com TI.
O Gartner recomenda que CIOs que consideram a migração de cargas de trabalho existentes em modelos orientados para a eficiência e a segurança para a nuvem pública IaaS devem ser céticos quanto aos benefícios da migração se o negócio for relativamente estático e com pouca necessidade de agilidade de TI.
“A infraestrutura e os aplicativos raramente mudam, novos aplicativos raramente são inseridos no data center ou o domínio existente de um modelo que funciona de forma eficiente e estável e a empresa de TI precisa se concentrar em um segundo modelo orientado para a agilidade e para outros projetos totalmente novos”, afirma o Gartner.
Além disso, é preciso avaliar cuidadosamente os desafios da implementação: se a empresa possui muitos usuários em localizações com conectividade de Rede de Longa Distância (Wide Area Network – WAN) fraca para provedores de nuvem IaaS, se a companhia está em locais geográficos onde os requisitos não estão bem servidos pelos principais provedores de IaaS, ou se um número significativo de aplicativos tem requisitos de localização que criariam complexidades de integração.
É necessário ainda discutir as prioridades de TI e da empresa no Conselho Administrativo, com o reconhecimento de que os projetos de migração do Data Center são disjuntivos, e que pode haver benefício limitado se não houver uma transformação significativa de TI. Além disso, outra recomendação do Gartner é colocar cargas de trabalho individuais conforme o uso em uma Nuvem Pública de IaaS, mesmo em pequena escala, quando há obrigação técnica ou é benéfico para a empresa.

Recent Posts

Freshworks compra da Device42 por US$ 230 milhões

A empresa de origem indiana especialista em software corporativo Freshworks anunciou na quarta-feira (1º) duas…

24 minutos ago

Desenvolvimento tecnológico e progresso social precisam de equilíbrio

O segundo dia do IT Forum Trancoso 2024 encerrou com a forte presença de executivos discutindo o…

2 horas ago

Mesa de operação de fraude: a parte humana da prevenção a golpes

Da consultoria até se tornar uma desenvolvedora de soluções de prevenção à fraude, a Horus…

3 horas ago

Cristina Cestari: ‘É difícil ter uma área de inovação bem-sucedida em empresas que têm carga da cultura do erro’

Uma CIO da indústria automobilística e um CIO da área de saúde se reúnem em…

17 horas ago

NETmundial+10 termina defendendo multissetorialismo de governança digital

Durante o NETmundial+10, evento global que aprofunda discussões sobre a governança do mundo digital organizado…

18 horas ago

“As questões ambientais e sociais devem permear todas as decisões da empresa”, diz Malu Paiva, da Vale

A sustentabilidade deve estar presente em todas as áreas. Essa foi a fala de abertura…

18 horas ago