Categories: Notícias

Microsoft e Governo de Pernambuco selam parceria para promover educação, empreendedorismo e inovação

A Microsoft e o Governo de Pernambuco selaram uma parceria que permitirá fomentar educação, empreendedorismo e inovação para jovens da rede estadual de ensino, ONGs e startups locais.
A partir do acordo, assinado na quarta-feira (23/3) pelo governado do estado, Paulo Câmara, a companhia de Redmond irá distribuir softwares a startups e ONGs pernambucanas, bem como promover a capacitação de 36 mil professores da Rede Estadual.
Durante uma solenidade, ocorrida no Palácio do Campo das Princesas, ainda foram firmados novos convênios entre a empresa, a Prefeitura do Recife e o Porto Digital. Ao todo, a iniciativa vai beneficiar cerca 800 mil alunos, além dos professores, em 1,2 mil escolas. “Nós queremos que os nossos alunos e professores tenham acesso ao que há de mais moderno no mundo”, frisou Câmara.
Benefícios
Os alunos da rede pública terão acesso à plataforma de produtos Microsoft, incluindo licenças de tecnologias da marca, como o Office 365 Educacional, bem como acesso gratuito a softwares de desenvolvimento e design de programas por meio do DreamSpark Standard, plataforma da empresa específica para o segmento.
A empresa também irá disponibilizar conteúdos on-line gratuitos para capacitação básica em TI, por meio de diversas iniciativas e da plataforma Microsoft Virtual Academy.
No quesito empreendedorismo, startups serão beneficiadas com o BizSpark, que oferece acesso à tecnologia e à nuvem Microsoft, para criação de aplicações e hospedagem de dados e transações, além de suporte técnico, treinamento e gerenciamento de negócios durante três anos. No Estado, já foram beneficiadas cerca de 100 startups.
Com a assinatura do protocolo de intenções entre a Microsoft e o Porto Digital, mais empresas serão beneficiadas com os programas BizSpark e BizSpark Plus, que dão direito ao uso de licenças, mentoria técnica e de negócios, além de espaço de armazenamento da nuvem.
Já para ONGs parceiras da Prefeitura do Recife e do Governo de Pernambuco, as quais atuam em projetos de alfabetização em informática, serão doados softwares. Desde 2003, a Microsoft investiu cerca de R$ 387 milhões ao levar tecnologia gratuitamente para 2.467 ONGs no Brasil, colaborando com vários projetos sociais.
Outra ação importante na área será a disponibilização do aplicativo “Microsoft Cidadão Conectado”, que permite a fiscalização de ações, o envio de proposta e a avaliação dos serviços públicos.

Recent Posts

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

8 horas ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

9 horas ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

10 horas ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

1 dia ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

1 dia ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

1 dia ago