Microsoft e Governo de Pernambuco selam parceria para promover educação, empreendedorismo e inovação

Author Photo
11:33 am - 24 de março de 2016
Microsoft e Governo de Pernambuco selam parceria para promover educação
A Microsoft e o Governo de Pernambuco selaram uma parceria que permitirá fomentar educação, empreendedorismo e inovação para jovens da rede estadual de ensino, ONGs e startups locais.
A partir do acordo, assinado na quarta-feira (23/3) pelo governado do estado, Paulo Câmara, a companhia de Redmond irá distribuir softwares a startups e ONGs pernambucanas, bem como promover a capacitação de 36 mil professores da Rede Estadual.
Durante uma solenidade, ocorrida no Palácio do Campo das Princesas, ainda foram firmados novos convênios entre a empresa, a Prefeitura do Recife e o Porto Digital. Ao todo, a iniciativa vai beneficiar cerca 800 mil alunos, além dos professores, em 1,2 mil escolas. “Nós queremos que os nossos alunos e professores tenham acesso ao que há de mais moderno no mundo”, frisou Câmara.
Benefícios 
Os alunos da rede pública terão acesso à plataforma de produtos Microsoft, incluindo licenças de tecnologias da marca, como o Office 365 Educacional, bem como acesso gratuito a softwares de desenvolvimento e design de programas por meio do DreamSpark Standard, plataforma da empresa específica para o segmento. 
A empresa também irá disponibilizar conteúdos on-line gratuitos para capacitação básica em TI, por meio de diversas iniciativas e da plataforma Microsoft Virtual Academy.
 
No quesito empreendedorismo, startups serão beneficiadas com o BizSpark, que oferece acesso à tecnologia e à nuvem Microsoft, para criação de aplicações e hospedagem de dados e transações, além de suporte técnico, treinamento e gerenciamento de negócios durante três anos. No Estado, já foram beneficiadas cerca de 100 startups. 
 
Com a assinatura do protocolo de intenções entre a Microsoft e o Porto Digital, mais empresas serão beneficiadas com os programas BizSpark e BizSpark Plus, que dão direito ao uso de licenças, mentoria técnica e de negócios, além de espaço de armazenamento da nuvem. 
Já para ONGs parceiras da Prefeitura do Recife e do Governo de Pernambuco, as quais atuam em projetos de alfabetização em informática, serão doados softwares. Desde 2003, a Microsoft investiu cerca de R$ 387 milhões ao levar tecnologia gratuitamente para 2.467 ONGs no Brasil, colaborando com vários projetos sociais.
Outra ação importante na área será a disponibilização do aplicativo “Microsoft Cidadão Conectado”, que permite a fiscalização de ações, o envio de proposta e a avaliação dos serviços públicos. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.